Ciência e Tecnologia • 17:01h • 27 de outubro de 2025
Cometa C/2025 A6 poderá ser visto em todo o Brasil
Fenômeno astronômico será visível a olho nu a partir do fim de outubro, com melhor observação em locais sem poluição luminosa
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Urania Planetário | Foto: Divulgação
Um dos eventos astronômicos mais esperados do ano está prestes a acontecer. O cometa C/2025 A6 será visível no céu de todo o Brasil a partir do final de outubro, oferecendo aos apaixonados pela astronomia a oportunidade de observar a olho nu um espetáculo raro e impressionante.
O fenômeno poderá ser observado cerca de 30 minutos após o pôr do sol, surgindo próximo ao horizonte oeste. Para quem pretende acompanhar, a principal recomendação é escolher um local com visão livre de obstáculos, como prédios, árvores ou montanhas, já que nos primeiros dias o cometa estará muito baixo no céu e visível por poucos minutos. Com o passar dos dias, o C/2025 A6 ganhará altura e permanecerá mais tempo visível.
De acordo com previsões astronômicas, a temporada de observação começa em 24 de outubro nas regiões Norte e Nordeste, e a partir de 30 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Dados do Comet Observation Database (COBS) indicam que o brilho aparente do cometa — conhecido como magnitude visual — será de 4.3 entre 25 e 28 de outubro, 4.4 entre 29 de outubro e 1º de novembro e 4.5 entre 2 e 3 de novembro. Até o dia 11 de novembro, a magnitude deve alcançar 5.1, sinalizando leve enfraquecimento do brilho.
Esses valores indicam que o cometa C/2025 A6 poderá ser visto a olho nu em locais com pouca poluição luminosa. Em áreas urbanas, o uso de binóculos ou pequenos telescópios é recomendado para uma melhor visualização do fenômeno.
O setor de Observatório e Telescópios da Urânia Planetário acompanhará o evento e fará transmissões ao vivo pelo canal do YouTube. Os interessados podem se inscrever e ativar as notificações para acompanhar o espetáculo cósmico em tempo real.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo