• Estudantes de Química da FEMA promovem capacitação para professores da rede municipal
  • Cândido Mota inicia comemorações de 102 anos com desfile cívico nesta quinta-feira
  • Crianças em pré-escolas de qualidade têm melhor aprendizado e desenvolvimento, aponta estudo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 15:31h • 07 de janeiro de 2025

Com crescimento de 22,6%, Disque 100 registra 657,2 mil denúncias em 2024

Número de violações também aumentou, passando de 3,4 milhões, em 2023, para 4,3 milhões, em 2024. Maioria das vítimas são mulheres, mas gênero feminino também passou a liderar entre suspeitos de agressão

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Reprodução/MDHC

As violações ocorrem, em sua maioria, na casa da vítima e do suspeito.
As violações ocorrem, em sua maioria, na casa da vítima e do suspeito.

O Disque 100, serviço gratuito e acessível para registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, registrou mais de 657,2 mil denúncias em 2024 – um aumento de 22,6% em relação a 2023, quando foram registradas 536,1 mil ocorrências. O número de violações também aumentou, passando de 3,4 milhões, em 2023, para 4,3 milhões, em 2024.

Os dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) representam um novo recorde.

Para a coordenadora-geral do Disque 100, Franciely Loyze, os dados refletem a confiança da população no serviço.

Perfil das vítimas

Os números mostram que a maioria das vítimas das denúncias são do gênero feminino (372,3 mil), pessoas brancas (261,6 mil), e com idade entre 70 e 74 anos (32,5 mil). As violações ocorrem, em sua maioria, na casa da vítima e do suspeito (301,4 mil).

Entre os grupos mais vulneráveis estão crianças e adolescentes (289,4 mil), pessoas idosas (179,6 mil) e mulheres (111,6 mil) – ainda que esta última tenha registrado redução de 2,9%.

São Paulo (174,6 mil), Rio de Janeiro (83,1 mil) e Minas Gerais (72,8 mil) lideram entre os estados com o maior número de denúncias – relatos de violação de direitos envolvendo uma vítima e um suspeito, podendo conter uma ou mais violações – registradas. Esses estados também têm os maiores números de violações de direitos humanos – definidas como qualquer fato que atente ou viole os direitos de uma vítima –, com 1,17 milhão; 562,1 mil; e 490,6 mil, respectivamente.

Perfil do agressor

Em 2024, no entanto, o perfil do agressor mudou e as mulheres (283,1 mil) passaram a liderar o gênero do suspeito de agressão, configurando um aumento de 28,8% em comparação a 2023. As agressoras ou os agressores são, majoritariamente, da cor branca (172,9 mil) e têm entre 30 e 34 anos de idade (65,8 mil). Em geral, os principais suspeitos de cometeres agressões também possuem parentesco de primeiro grau com a vítima: mães (160,8 mil), filhos ou filhas (108,8 mil) e pais (49,2 mil).

Principais violações

Entre as violações mais recorrentes, a integridade por negligência teve um aumento de 45,2% no número de denúncias, passando de 319,6 mil para 464,3 mil ocorrências. Na sequência, tortura psíquica (389,3 mil) e integridade física com exposição de risco à saúde (368,7 mil) registraram aumento de 35% e 30,5%, respectivamente.

Nova central

Em 2025, o Disque 100 ganhará uma nova central de atendimento que contará com monitoramento contínuo das denúncias enviadas aos órgãos, capacitação regular dos atendentes e alteração da escala de trabalho dos profissionais do sistema 6x1 para 5x2, o que visa garantir a melhora na qualidade de vida desses trabalhadores. A licitação está em fase de publicação do edital.

“O foco será no livre relato da vítima possibilitando a captação do maior número de informações e no menor tempo do atendimento”, afirma Franciely Loyze.

Também foram firmados acordos de cooperação técnica para a capacitação dos pontos focais de cada estado, o que deve ocorrer ao longo do ano. O objetivo é garantir a melhoria do fluxo de encaminhamento.

Protocolos

Dois novos protocolos de atendimento devem ser implementados a partir do funcionamento da nova central: o primeiro, voltado às pessoas com deficiência, tem como foco o Novo Viver Sem Limite; enquanto o segundo é voltado às pessoas idosas vítimas de crimes patrimoniais e financeiros. Ambos estão em fase de análise junto às secretarias da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

Em maio de 2024, em meio à crise ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, o Disque 100 já havia elaborado protocolos específicos de atuação para recebimento de denúncias de violações de direitos em meio à catástrofe climática.

Foram disponibilizados espaços para solicitar resgate imediato e apresentar informações para resgate de pessoas conhecidas; relatar informações sobre crianças e adolescentes desaparecidas ou desacompanhadas de pais ou responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares; e para relatos de desaparecimentos de pessoas em geral. Também foi possível pedir ajuda aos municípios atingidos e se voluntariar para trabalhar nas regiões atingidas ou oferecer doações.

Preservação das vítimas

As violações de direitos humanos podem ser denunciadas por diferentes plataformas: além das ligações telefônicas do Disque 100, as vítimas podem realizar denúncias pelo WhatsApp e Telegram. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem entrar em contato por videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As denúncias são encaminhadas aos órgãos de proteção e de apuração, como conselhos estaduais, Centros de Referência Especializados de Assistência Social, delegacias, Ministério Público, entre outros. “Nós encaminhamos as denúncias e fazemos o acompanhamento após elas saírem da central do Disque 100”, explica Franciely Loyze.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 20:20h • 23 de outubro de 2025

Último aulão do Enem aborda disciplinas mais desafiadoras e acontece neste sábado

Último encontro acontece em 25 de outubro e reforça a importância de revisar as disciplinas mais desafiadoras do Exame Nacional do Ensino Médio

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:43h • 23 de outubro de 2025

Geração Z redefine o aprendizado com TikTok, ChatGPT e novas formas de atenção

De enciclopédias a ChatGPT e TikTok, o conhecimento tornou-se veloz, fragmentado e desafia escolas e professores a repensarem o ensino

Descrição da imagem

Variedades • 18:38h • 23 de outubro de 2025

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

Pesquisa da PUCPR revela que gerações Y e Z preferem viver em casas, enquanto X e Boomers demonstram maior interesse por apartamentos

Descrição da imagem

Saúde • 17:34h • 23 de outubro de 2025

Efeitos das canetas emagrecedoras vão além da balança e exigem atenção à saúde íntima

Esteticista e dermaticista orienta mulheres sobre como evitar ressecamento, flacidez e desconforto íntimo durante a perda de peso acelerada provocada pela semaglutida

Descrição da imagem

Cidades • 17:05h • 23 de outubro de 2025

Cemitério Municipal de Cândido Mota divulga cronograma de serviços para o feriado de Finados

Atividades de construção, pintura e limpeza terão prazos definidos; no dia 2 de novembro não será permitido nenhum tipo de serviço

Descrição da imagem

Cidades • 16:45h • 23 de outubro de 2025

Evento “Mulheres Cristãs no Mundo do Trabalho” será realizado nesta quinta-feira em Maracaí

Encontro no Centro Cultural promove reflexão sobre fé, propósito e excelência no ambiente profissional e familiar

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:15h • 23 de outubro de 2025

Sete mitos sobre o descarte de medicamentos: o que você precisa saber

Desinformação pode gerar riscos à saúde e ao meio ambiente; especialistas explicam o que realmente fazer

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:33h • 23 de outubro de 2025

Golfinhos, onças e antas: a corrida pela conservação da biodiversidade paranaense

Monitoramentos inéditos do programa Biodiversidade Litoral do Paraná apontam riscos crescentes e caminhos para a conservação de espécies únicas no país

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?