Economia • 15:18h • 19 de fevereiro de 2025
Com a onda de calor, bares e restaurantes se preparam para aumentar o faturamento em até 15%
Estabelecimentos esperam aumento de até 15% no faturamento com ações de marketing e cardápios leves durante o calor intenso
Da Redação | Com informações da Abrasel | Foto: Divulgação

Com o Brasil enfrentando a terceira onda de calor do ano, desde segunda-feira (17), bares e restaurantes em diversas regiões do país estão se adaptando para atender à demanda crescente de consumidores em busca de alívio para as altas temperaturas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já sinalizou que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste sentirão os primeiros efeitos, o que leva o setor de alimentação fora do lar a projetar uma alta de até 15% no faturamento.
Durante ondas de calor, os consumidores buscam principalmente bebidas refrescantes, como cervejas geladas, drinques e opções sem álcool, além de pratos leves. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse aumento na procura pode impulsionar as vendas, com margens de lucro melhorando consideravelmente.
José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel, explica que as altas temperaturas são uma oportunidade para bares e restaurantes, especialmente em finais de tarde. “O calor estimula as pessoas a se reunirem para trocar ideias e socializar, e isso se traduz em mais movimento. Esse cenário chega em boa hora, quando muitos negócios estavam operando com margens apertadas”, afirma.
Ações de marketing
Os estabelecimentos não estão apenas contando com o aumento do consumo, mas também com estratégias de marketing para atrair ainda mais clientes. Em Rio de Janeiro, o Booze Bar, de Diego Menezes, adotou ações focadas na ideia de “refrescância”. "Criamos um happy hour especial e promoções para brincar com o calor e incentivar as pessoas a saírem de casa. Esperamos aumentar o faturamento em até 30%", revela Diego.
O setor também está promovendo opções de cardápios mais leves e rápidos, como saladas, pratos frios e aperitivos, que são mais adequados para os dias quentes, sem sobrecarregar o organismo. Além disso, muitas casas estão oferecendo descontos e promoções de bebidas em horários de pico, quando o calor é mais intenso.
A tendência é que os estabelecimentos se adaptem cada vez mais ao clima, criando experiências diferenciadas e agradáveis para os consumidores. A expectativa é de que esse momento de alta na demanda seja aproveitado para fortalecer os negócios e fidelizar os clientes, que buscam não apenas refresco, mas também o conforto e a socialização em tempos de calor extremo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor