Educação • 08:00h • 04 de junho de 2024
Coleta de dados para o Censo Escolar 2024 inicia em todo o Brasil
Responsáveis têm até 31 de julho para enviar informações sobre o ambiente educacional ao Sistema Educacenso
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação
O processo de coleta de dados para a primeira etapa do Censo Escolar 2024 foi iniciado nesta quarta-feira, 29 de maio. As informações, que são essenciais para o mapeamento educacional do país, devem ser enviadas através do Sistema Educacenso até o dia 31 de julho.
Esta fase inicial abrange dados detalhados sobre escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais em atividade nos estabelecimentos de ensino.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela coordenação do Censo e vinculado ao Ministério da Educação (MEC), utiliza o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, que sempre ocorre na última quarta-feira de maio, como a data de referência para a coleta dos dados.
Os resultados coletados serão publicados em janeiro de 2025, e a segunda etapa do Censo, denominada "Situação do Aluno", será realizada em fevereiro do próximo ano.
Esta fase tem como foco registrar o movimento e rendimento dos estudantes, como transferências, desistências, aprovações ou reprovações, ao final do ano letivo.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística sobre a educação básica no Brasil e é realizado em parceria entre o Inep e as secretarias estaduais e municipais de educação.
Ele abrange todas as escolas públicas e privadas do país e detalha as diversas etapas e modalidades da educação básica, incluindo ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica (EPT).
Essas informações são fundamentais para a distribuição de recursos federais e para o planejamento e avaliação das políticas educacionais. Além disso, o Censo fornece um panorama detalhado que auxilia na compreensão e no desenvolvimento da educação em todas as regiões do Brasil.
Dados coletados também contribuem para o monitoramento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação (PNE), fornecendo indicadores vitais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), taxas de rendimento e a distorção idade-série.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social