• Assis pode adotar novas regras de velocidade: Senatran abre consulta pública
  • Brasil na EVO 2025: conheça os atletas, os jogos e o cronograma completo das batalhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 14:26h • 30 de julho de 2025

Cinco motivos para aprender Libras e transformar sua comunicação com o mundo

Com mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, dominar a Língua Brasileira de Sinais é um passo essencial rumo à inclusão e às novas oportunidades

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

Cinco motivos para aprender Libras e promover inclusão com as próprias mãos
Cinco motivos para aprender Libras e promover inclusão com as próprias mãos

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta essencial para promover inclusão, acessibilidade e igualdade de comunicação. Com mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE, a falta de conhecimento da linguagem de sinais ainda é uma das maiores barreiras para que a comunidade surda exerça sua autonomia em espaços públicos, educacionais e profissionais.

Para combater esse obstáculo e incentivar a difusão da Libras, a professora Isabela Jordão, surda oralizada e especialista em ensino de Libras e inglês, listou cinco razões para aprender a linguagem. A profissional é responsável pelo curso gratuito da Kultivi, uma das principais plataformas de ensino online do país.

1. Comunicação inclusiva: Aprender Libras amplia a capacidade de interação entre ouvintes e surdos, promovendo uma sociedade mais justa. A troca de informações, base da convivência social, torna-se acessível a todos. “Além de romper com o audismo, a Libras torna possível que surdos sejam compreendidos sem depender da fala”, destaca Isabela.

2. Abertura para o mercado de trabalho: A formação em Letras-Libras qualifica profissionais para atuarem como intérpretes (TILS) ou professores de Libras. Há demanda crescente por esse perfil, especialmente em instituições de ensino que, por lei, devem oferecer inclusão e acessibilidade.

3. Destaque no currículo: Ter Libras como diferencial pode abrir portas em diversos setores. Profissionais que dominam a linguagem se destacam nas áreas de atendimento, educação, saúde, assistência social e jurídica, por permitirem comunicação eficaz com colegas ou clientes surdos.

4. Vantagem competitiva no comércio e serviços: Para empreendedores, saber Libras significa ampliar o público atendido. Um restaurante, loja ou consultório preparado para dialogar com o cliente surdo se torna uma opção preferencial para essa comunidade.

5. Novas possibilidades no cotidiano: Libras também traz vantagens práticas. É possível se comunicar em ambientes silenciosos, barulhentos, debaixo d’água ou com as mãos ocupadas. “A linguagem amplia as possibilidades de expressão até em momentos inesperados”, afirma a professora.

Curso gratuito e completo pela Kultivi

A plataforma Kultivi oferece um curso completo de Libras, online e totalmente gratuito. Voltado tanto para ouvintes quanto para pessoas surdas, o conteúdo é conduzido por Isabela Jordão e conta com 60 videoaulas.

O programa abrange desde o alfabeto e vocabulário específico para diferentes situações até aspectos gramaticais, expressões faciais, regionalismos e dicas para melhor convivência com a comunidade surda. Os alunos também têm acesso a e-book de apoio e certificado de conclusão.

A formação não apenas contribui para uma sociedade mais inclusiva, mas também se apresenta como ferramenta poderosa para desenvolvimento pessoal e profissional, reforçando que inclusão se faz com atitude e conhecimento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 10:04h • 31 de julho de 2025

Alerta Fake News: não houve mudanças nos prazos máximos de atendimento dos planos de saúde

Informações equivocadas têm circulado nas redes sociais; ANS esclarece o que mudou com a RN 623/2024

Descrição da imagem

Saúde • 09:22h • 31 de julho de 2025

Aplicativo criado na USP avalia equilíbrio dinâmico de idosos

Ferramenta já foi testada em grupo com 50 idosos e mostrou resultados positivos na análise do comportamento corporal dos pacientes

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:01h • 31 de julho de 2025

Lei de Cotas completa 12 anos com ações para ampliar inclusão no mercado de trabalho em SP

Atualmente, São Paulo conta com 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 31 de julho de 2025

Planos privados atenderão pacientes do SUS a partir de agosto

Nova medida do Ministério da Saúde permite que operadoras quitem dívidas com o SUS oferecendo consultas, exames e cirurgias à população

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 31 de julho de 2025

Detran-SP simplifica sistema para requisição de serviços digitais

Nova ferramenta substitui solicitações antes feitas pelo SEI Externo em 216 serviços, permitindo maior autonomia e agilidade; cidadão deve ficar atento aos prazos

Descrição da imagem

Mundo • 08:03h • 31 de julho de 2025

Assis pode adotar novas regras de velocidade: Senatran abre consulta pública

Assis pode seguir novo modelo de trânsito com foco em segurança e velocidade urbana; saiba como participar

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 07:57h • 31 de julho de 2025

SP abre curso gratuito para atendimento a mulheres com deficiência vítimas de violência

Formação voltada a profissionais da rede de apoio faz parte do programa TODAS in-Rede; inscrições abriram na terça-feira (29)

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:29h • 30 de julho de 2025

Brasil na EVO 2025: conheça os atletas, os jogos e o cronograma completo das batalhas

Brasileiros vão disputar Mortal Kombat 1, Street Fighter 6, Tekken 8 e a estreia de Fatal Fury: City of the Wolves na maior competição de jogos de luta do mundo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?