• Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS
  • Centro de Assis vira ponto de encontro para fãs de carros antigos neste fim de semana
  • FEMA abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026 com curso inédito de Educação Física
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:07h • 19 de outubro de 2025

Cidades melhoram Índice de Desenvolvimento Sustentável em 2025

Números são do Instituto Cidades Sustentáveis

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O índice é contabilizado a partir de 100 indicadores nacionais para o acompanhamento da evolução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir dessa medição, os municípios são classificados em cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto.
O índice é contabilizado a partir de 100 indicadores nacionais para o acompanhamento da evolução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir dessa medição, os municípios são classificados em cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) de 2025 - que mede avanços e desafios a serem enfrentados pelos municípios brasileiros para erradicar a pobreza e proteger o planeta - revela uma melhora na média do país que, este ano, subiu para 49,9 pontos em uma escala de zero a 100.

O número deixa o país ainda em uma classificação baixa, mas revela uma melhoria em relação a 2024, quando a média era de 46,7.

“Isso é uma grande notícia para o país. Onde vivem 90% da população brasileira nós estamos conseguindo ter uma inflexão, pela primeira vez em dez anos. Isso não significa que não tenha cidades que melhoraram nesse período de dez anos, mas na média”, destaca Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, durante divulgação do índice, na quarta-feira (15), em Brasília.

O índice é contabilizado a partir de 100 indicadores nacionais para o acompanhamento da evolução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir dessa medição, os municípios são classificados em cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto.

Em 2025, houve uma melhoria com mais cidades passando para a classificação média (47%) frente a 45,7% das cidades que permaneceram com classificação baixa. Em 2024, 51,3% das 5.570 cidades analisadas apresentaram nível baixo na classificação.

Este ano, nenhuma cidade brasileira atingiu o nível muito alto, mas 3% das cidades receberam a classificação alta e 3,8% aparecem com a classificação muito baixa.

De acordo com Abrahão, os números ainda apontam uma grande desigualdade territorial no país. “A gente observa que o Norte e o Nordeste do país têm grandes desafios”, sustenta.

Os índices podem ser acessados por meio de uma plataforma na internet, que permite a consulta por cidade, além de disponibilizar um ranking e um mapa interativo com diferentes recortes, como por ODS, estado ou bioma.

Entre as maiores cidades do país, São José do Campos (SP), São Paulo e Brasília aparecem com os maiores níveis de desenvolvimento sustentável, com pontuações de 58,3; 57,9 e 57,6 respectivamente. Os piores índices são de Belém, Maceió e São Luís, com pontuações de 40,1; 41,7 e 42,2 respectivamente.

“Assim a gente consegue avançar para ter esse olhar sobre as cidades, como elas estão e como a gente consegue estimular essa troca entre as cidades”, argumenta.

Agenda 2030

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte de um plano de ação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com metas que buscam a erradicação da pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a segurança climática em uma Agenda 2030.

No lançamento do IDSC-BR de 2025, durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, em Brasília, o secretaria-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Lavito Bacarissa, lembrou que a Agenda 2030 é resultado do consenso de 193 países, alcançado no ano de 2015.

“Quando a gente fala com as gestoras e gestores municipais, locais e líderes territoriais, a gente fala da Agenda 2030 como um instrumento importante de desenvolvimento daquele território, com uma lógica de objetivos, metas e indicadores”, reforça.

Declaração

Após a apresentação do IDSC-BR, o Instituto Cidades Sustentáveis lançou um chamado para o enfrentamento da emergência climática, perda de biodiversidade e desigualdades sociais no Brasil.

A Declaração das Cidades pelo clima na COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) elenca dez ações necessárias nos territórios para enfrentar o desafio global.

O texto trata de cuidados com o ar, água, solo; da prevenção e gestão de riscos climáticos; do aumento de áreas verdes; da compra pública sustentável e do tratamento de resíduos sólidos, além da promoção de educação ambiental, agricultura local e justiça climática.

O documento poderá receber a adesão voluntária dos municípios até a realização da COP30, em Belém, em novembro deste ano.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:50h • 16 de dezembro de 2025

Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS

Sequência inédita de registros do astrofotógrafo Ray mostra emissões de gás em múltiplas direções, variações na estrutura da coma e mudanças de comportamento conforme o objeto se aproxima de Júpiter

Descrição da imagem

Variedades • 20:31h • 16 de dezembro de 2025

Sem Papai Noel: países onde o personagem natalino já foi vetado ou substituído

Razões políticas, religiosas e culturais explicam por que o “bom velhinho” não é universal e encontra resistência em diferentes partes do mundo

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 16 de dezembro de 2025

Pet não é presente: antes de adotar ou comprar, entenda o compromisso de ter um animal em casa

ROYAL CANIN® alerta para os riscos de decisões impulsivas no fim do ano e reforça a importância do compromisso permanente com gatos e cães

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:00h • 16 de dezembro de 2025

Centro de Assis vira ponto de encontro para fãs de carros antigos neste fim de semana

Evento gratuito reúne veículos clássicos, jeeps, shows ao vivo e praça de alimentação no centro da cidade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:22h • 16 de dezembro de 2025

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

Descrição da imagem

Saúde • 17:02h • 16 de dezembro de 2025

Viagens longas podem causar dor nas articulações, saiba como evitar

Especialista explica por que longos períodos sentado aumentam dores nas articulações e aponta cuidados simples para tornar o trajeto mais confortável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:30h • 16 de dezembro de 2025

CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano e amplia atendimentos em dezembro

Entidade prevê aumento na procura por apoio emocional e mobiliza voluntários para manter a escuta 24 horas, inclusive no Natal e no Ano Novo

Descrição da imagem

Variedades • 16:11h • 16 de dezembro de 2025

Exemplos dentro de casa moldam hábitos financeiros por toda a vida

Planejar relembra cinco lições comuns deixadas pelos pais que influenciam decisões sobre dinheiro da infância à vida adulta

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025