Policial • 12:31h • 04 de novembro de 2024
Cidades do interior paulista alcançam recorde histórico na redução de roubos
Números mostram diminuição de 19,1% nas ocorrências de roubos e 26,2% em roubos de veículos em 2024
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo/Âncora1
As cidades do interior do estado de São Paulo estão celebrando a conquista do menor número de roubos da história, resultado das ações integradas das Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 26.271 roubos, incluindo de cargas, representando uma impressionante queda de 19,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em setembro, o panorama é ainda mais favorável, com 2.513 ocorrências de roubos, o que equivale a uma redução de 29,3% em relação ao mesmo mês de 2023. O sucesso das operações de segurança reflete um esforço contínuo para proteger a população e inibir a criminalidade.
Além dos roubos, os furtos em geral também diminuíram. Nos primeiros nove meses de 2024, foram registrados 170.975 boletins de ocorrência, uma queda de 4,9% em relação ao ano passado, quando o total chegou a 179.690.
Queda nos roubos de veículos
Outro destaque da segurança no interior paulista é a redução significativa nos roubos de veículos, que atingiram o menor patamar da série histórica. Entre janeiro e setembro, 5.422 roubos de veículos foram registrados, o que representa uma queda de 26,2% em comparação ao mesmo período de 2023. Somente em setembro, foram 615 ocorrências, uma redução de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.
As regiões de Presidente Prudente e Araçatuba se destacaram com o menor número de roubos de veículos, registrando 11 e 16 ocorrências, respectivamente. Essa diminuição é um reflexo do trabalho efetivo das forças de segurança e da colaboração da comunidade.
Redução de crimes contra a vida
O panorama da segurança pública também se reflete na redução dos homicídios e latrocínios. Nos primeiros nove meses do ano, foram contabilizados 1.110 homicídios dolosos, representando uma queda de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os latrocínios, que são roubos seguidos de morte, também diminuíram, com 62 registros até setembro, o que equivale a uma redução de 12,7%.
Ações de combate e recuperação de bens
Além das ações repressivas, as polícias do interior paulista têm intensificado a retirada de armas ilegais, com 6.292 apreensões realizadas até o momento, um aumento de 21,5% em relação ao ano passado. No total, 96.223 infratores foram presos ou apreendidos, e 15.275 veículos foram recuperados, o que mostra a eficiência das operações.
O combate ao tráfico de drogas também continua em foco, com 100 toneladas de entorpecentes apreendidas nos primeiros nove meses de 2024.
Esses números positivos demonstram que o trabalho conjunto das forças de segurança e a colaboração da população têm feito a diferença na luta contra a criminalidade, contribuindo para um ambiente mais seguro nas cidades do interior paulista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social