Cidades • 10:53h • 09 de maio de 2025
Cidade de Marília amplia esforços para aumentar cobertura vacinal da gripe
Município recebeu 48.430 doses da vacina contra a gripe e utilizou 17.706, o que representa pouco mais de 36%
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa Municipal de Imunização, está reforçando as ações de vacinação contra a Influenza com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na cidade.
O município recebeu 48.430 doses da vacina trivalente, das quais 17.706 já foram aplicadas — o que representa apenas 36,56% do total. Quando considerados apenas os grupos prioritários, esse índice é ainda menor: 10,58%.
Para reverter esse cenário, a Secretaria de Saúde vem promovendo ações estratégicas em diferentes pontos da cidade. No último domingo (4), um polo de vacinação foi instalado na Avenida das Esmeraldas durante o evento “Domingo da Família”. Já na segunda-feira (5), servidores municipais foram imunizados em uma ação realizada no Paço Municipal.
A vacina contra a gripe oferecida neste ano protege contra as cepas mais incidentes no hemisfério Sul: Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria). Em Marília, além dos grupos prioritários, a imunização está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A UBS Nova Marília, que integra o Programa Melhor Horário, funciona até as 22h e também oferece a vacina.
Dia D de vacinação
O “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a Influenza será neste sábado, 10 de maio. Em Marília, a mobilização terá dois focos principais: ampliar a cobertura entre os grupos prioritários e atualizar a caderneta de vacinação da população.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, reforça a importância da participação da comunidade. “Estamos preparando uma ampla estrutura com postos volantes de vacinação em diferentes regiões da cidade. Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível. É fundamental lembrar que a vacina está disponível para todos a partir dos seis meses de idade”, destacou.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor