Mundo • 12:05h • 03 de dezembro de 2024
Chuva persiste na região e Energisa reforça orientações de segurança durante temporais
Empresa alerta para cuidados essenciais para evitar acidentes com eletricidade durante as chuvas fortes previstas para os próximos dias
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Arquivo/Âncora1
A previsão de tempo instável, devido a um "cavado", evento de baixa pressão atmosférica, aponta para chuvas fortes e descargas atmosféricas nas regiões de Presidente Prudente, Assis e Catanduva, especialmente entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4). A Energisa Sul-Sudeste está com equipes em prontidão para atender possíveis ocorrências e reforça à população as recomendações de segurança para evitar acidentes com a eletricidade, que podem ser agravados pelas condições climáticas.
As chuvas devem ser intensas, com maior volume previsto para a região de Assis, onde podem ocorrer acumulados de até 130 mm entre terça e quarta-feira. Com ventos fortes que podem atingir de 40 a 60 km/h, há risco de destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, o que pode afetar o fornecimento de energia.
A Energisa alerta a população sobre as atitudes perigosas durante os temporais. Não se deve permanecer em áreas abertas ou descampadas, nem embaixo de árvores ou estruturas metálicas, pois essas condições aumentam o risco de acidentes. “Lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, destaca o gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo Rosa.
Outro ponto de alerta é a proximidade de árvores, principalmente aquelas localizadas perto da rede elétrica. Caso ocorra a queda de postes ou rompimento de cabos, é crucial manter distância e acionar a Energisa, já que a aproximação pode resultar em choques elétricos fatais.
Para quem estiver dentro de casa, a orientação é desconectar eletroeletrônicos das tomadas e evitar o uso de celular conectado à rede elétrica até que a tempestade passe. Caso esteja no carro, o ideal é não estacionar embaixo de árvores de grande porte e, em caso de cabo de energia caído sobre o veículo, permanecer dentro do carro e acionar imediatamente a distribuidora de energia e o Corpo de Bombeiros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social