Saúde • 12:04h • 18 de outubro de 2025
Chá da casca de melancia ajuda a desintoxicar e reforçar o sistema imunológico, aponta nutricionista
Fruta rica em vitaminas e antioxidantes também contribui para o equilíbrio intestinal e a saúde cardiovascular
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da CW Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

Refrescante, saborosa e composta por mais de 90% de água, a melancia é uma das frutas mais completas quando o assunto é hidratação e bem-estar. Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, ela auxilia na digestão, melhora o funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. Além do consumo in natura, o chá preparado com cascas e sementes da fruta também oferece benefícios à saúde, segundo a nutricionista Dayanne Maynard, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
A especialista explica que a alta concentração de água facilita o trânsito intestinal e contribui para a eliminação das fezes, prevenindo a constipação. Mesmo com baixa quantidade de fibras, cerca de 0,4 g a cada 100 g, a fruta estimula os movimentos intestinais e auxilia na digestão. A melancia também contém magnésio, que ajuda na contração muscular, e potássio, responsável por regular o equilíbrio hídrico do corpo. Já a vitamina C e os carotenoides atuam como antioxidantes, protegendo as células e reduzindo inflamações.
Embora o consumo da fruta fresca seja o mais indicado, o chá de melancia, geralmente feito com cascas ou polpa fervida, tem ganhado popularidade nas redes sociais por seus efeitos diuréticos e antioxidantes. A professora explica que, mesmo após o aquecimento, a infusão mantém flavonoides e compostos fenólicos capazes de combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
A melancia também contém licopeno, substância responsável pela coloração avermelhada e com ação antioxidante e anti-inflamatória, que protege o coração e contribui para a saúde da pele e do intestino. Na casca, há ainda citrulina, que melhora a circulação sanguínea, e betacaroteno, que reforça a imunidade e protege as mucosas.
Como consumir o chá
A nutricionista recomenda ingerir o chá de três a quatro vezes por semana, em doses de 200 a 400 ml por dia. Essa frequência é suficiente para aproveitar os benefícios sem riscos. O consumo diário e prolongado, segundo ela, pode causar perda de sais minerais e não é indicado para pessoas com pressão baixa ou problemas renais.
Outros cuidados devem ser observados por quem faz uso de medicamentos para pressão ou tem insuficiência cardíaca, além de gestantes e lactantes, já que não há estudos conclusivos sobre a segurança do chá nessas fases.
Para deixar a bebida mais saborosa, a docente sugere combinar o chá com hortelã, gengibre, raspas de limão ou canela, ingredientes que potencializam o sabor e as propriedades digestivas e antioxidantes.
De acordo com Dayanne Maynard, os efeitos positivos são maiores quando o consumo da melancia e de seu chá está aliado a uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos probióticos, como iogurte, aveia e banana. “Incluir a melancia na rotina é um gesto de cuidado com o corpo e com o bem-estar”, reforça a nutricionista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo