• Bitcoin atinge recorde histórico e se consolida como ativo estratégico global
  • Vagas para técnico, porteiro e analista jurídico movimentam mercado de trabalho em Assis
  • Frio e céu encoberto marcam o final de semana em Assis, segundo previsão
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:41h • 23 de janeiro de 2025

CFM pede à Anvisa banimento do uso de PMMA para preenchimento estético

Complicações relacionadas ao componente se tornaram frequentes

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O PMMA é um componente plástico com diversos tipos de aplicação.
O PMMA é um componente plástico com diversos tipos de aplicação.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) recomendou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que o uso do polimetilmetacrilato (PMMA) como substância de preenchimento seja banido e solicitou a imediata suspensão da produção e da comercialização de preenchedores à base do produto no Brasil. O requerimento foi entregue na terça-feira (21) durante reunião na sede do órgão regulador.

O documento destaca o posicionamento de entidades como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que, em 2024, alertou que a utilização do produto na forma injetável pode causar complicações como infecções, reações inflamatórias, necroses, insuficiência renal aguda e crônica, podendo levar o paciente a óbito. “Trata-se de um produto de difícil remoção e, quase sempre, com sequelas graves e mutiladoras ao paciente”.

Outra entidade citada no requerimento é a Sociedade Brasileira de Dermatologia que, também em 2024, alertou que procedimentos que necessitam da utilização de PMMA devem ser indicados e realizados por médicos, já que podem produzir resultados imprevisíveis e indesejáveis, incluindo reações incuráveis e persistentes – edemas locais, processos inflamatórios e reações alérgicas, além de reações tardias anos depois.

“Diante de todo o exposto e visando à proteção da sociedade, o Conselho Federal de Medicina recomenda que o uso do PMMA como substância de preenchimento seja proscrito e requer à Agência Nacional de Vigilância Sanitária a imediata suspensão da produção e comercialização de preenchedores à base de polimetilmetacrilato (PMMA) no Brasil.”

Entenda

O PMMA é um componente plástico com diversos tipos de aplicação, tanto na saúde quanto em setores produtivos, a depender da forma de processamento e desenvolvimento da matéria-prima. Ele pode ser encontrado, por exemplo, em lentes de contato, implantes de esôfago e cimento ortopédico. No campo estético, o PMMA é usado para preenchimento cutâneo, em forma semelhante a um gel.

Relatos de complicações relacionadas ao uso do componente em procedimentos estéticos se tornaram mais frequentes no Brasil. Em 2020, uma influenciadora digital perdeu parte da boca e do queixo após fazer preenchimento labial com PMMA. No ano passado, outra influenciadora morreu após se submeter a um procedimento estético para aumentar os glúteos.

Anvisa

Atualmente, o PMMA é autorizado pela Anvisa para tratamento reparador em casos de correção volumétrica facial e corporal, uma forma de tratar alterações de volume provocadas por sequelas de doenças como a poliomielite (paralisia infantil), e para correção de lipodistrofia, alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo, provocada pelo uso de medicamentos antirretrovirais em pacientes com HIV/aids.

A aplicação do PMMA, segundo a Anvisa, deve ser feita por profissional médico ou odontólogo habilitado. “O profissional é o responsável por determinar a quantidade necessária para cada paciente, de acordo com a correção a ser realizada e as orientações técnicas de uso do produto. O PMMA não é indicado em procedimentos com fins estéticos, sendo aprovado pela Anvisa para fins corretivos”.

Estética

Levantamento do CFM divulgado em setembro revela que, dos 3.532 cursos de estética cadastrados no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC) do Ministério da Educação, 98% não exigem dos participantes formação em medicina – ainda que boa parte das aulas se proponha a ensinar técnicas invasivas e de risco, como a aplicação de fenol e de PMMA.

Os dados mostram ainda que os cursos de estética oferecem mais de 1,4 milhão de vagas – 81% delas vinculadas ao ensino à distância. “A proliferação de cursos de estética para não médicos e a prática frequente do crime de exercício ilegal da medicina motivaram a aprovação de um pacto em favor da segurança do paciente e em defesa do ato médico”, informou o CFM, à época.

O documento traz compromissos firmados por representantes dos Três Poderes, do Ministério Público e de entidades médicas, além de órgãos de defesa do consumidor. A proposta, segundo a entidade, é evitar o que ela se refere como “invasão de competências exclusivas do médico”. No comunicado, o conselho cita ainda “um quadro de descontrole e de desrespeito” à chamada Lei do Ato Médico e cobra a adoção de medidas urgentes para assegurar a obediência ao que está previsto na legislação brasileira.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 14:05h • 18 de julho de 2025

Produtores brasileiros começam a sentir efeitos da taxação dos EUA

Setores de pescados e cítricos apontam primeiros impactos de medidas

Descrição da imagem

Educação • 13:36h • 18 de julho de 2025

Etecs atualizam calendário de matrículas do Vestibulinho

Candidatos classificados recebem hoje a convocação para matrículas na sexta-feira (18) e o envio de documentos deverá ser feito entre os dias 21 e 22; confira calendário das próximas etapas

Descrição da imagem

Cidades • 13:01h • 18 de julho de 2025

Tarumã terá sorteio de viagem e prêmios em celebração ao Dia dos Pais na Feira da Família

Evento acontece em 7 de agosto com prêmios para consumidores e apresentação da dupla João Lucas & Murilo

Descrição da imagem

Economia • 12:37h • 18 de julho de 2025

Bitcoin atinge recorde histórico e se consolida como ativo estratégico global

Com avanço de ETFs, respaldo institucional e reserva oficial nos EUA, criptomoeda rompe os US$ 123 mil e sinaliza nova fase de maturidade do mercado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:09h • 18 de julho de 2025

Juliane & Gabriel agitam a Vila Agro nesta sexta no espaço da CEAGESP

Evento começa às 15h com produtos do campo, atrações culturais e show às 20h

Descrição da imagem

Classificados • 11:53h • 18 de julho de 2025

Vagas para técnico, porteiro e analista jurídico movimentam mercado de trabalho em Assis

AGT, Grupo Amigão, Security e Engetécnica oferecem vagas em diferentes áreas com cadastro online e prazos distintos para envio do currículo

Descrição da imagem

Cidades • 11:21h • 18 de julho de 2025

Campanha “Mês do Super Pai” sorteia scooter e bicicleta em Cândido Mota

Promoção começa dia 21 de julho e vai até 4 de setembro, com sorteio final na Feira da Lua

Descrição da imagem

Mundo • 10:34h • 18 de julho de 2025

São Paulo lança projeto para identificação de recém-nascidos ainda na maternidade

Equipamentos de alta tecnologia permitem a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Nacional

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?