Saúde • 09:03h • 30 de junho de 2024
Censo das UBS: prazo para gestores municipais preencherem questionário termina em 31 de julho
Das 48 mil Unidades Básicas de Saúde cadastradas, apenas 6.920 responderam até agora
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasília
O Ministério da Saúde prorrogou até 31 de julho o prazo para que gestores municipais preencham o questionário do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O levantamento, que conta com 150 perguntas, busca entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil. Até o momento, apenas 6.920 unidades completaram o questionário.
Objetivo do censo
O censo visa identificar áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e levantar demandas relacionadas à infraestrutura, insumos, equipamentos e serviços.
Segundo Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde, “o censo não é uma pesquisa de avaliação dos serviços das UBS. Os resultados não serão utilizados para gerar scores de classificação ou ranqueamento entre os municípios e suas respectivas unidades”.
Como participar
Para participar, o gestor municipal deve acessar a plataforma e-Gestor com login Gov.br, manifestar interesse no sistema “Gerencia APS” e cadastrar o responsável pelo preenchimento do questionário. É recomendado que o responsável seja o gerente ou coordenador da unidade ou um profissional com amplo conhecimento sobre a estrutura e ofertas de serviços.
O questionário pode ser preenchido em etapas, permitindo salvar e continuar posteriormente, além de editar as respostas quantas vezes forem necessárias até o prazo final. É possível também fazer o download e a impressão do questionário para preenchimento em papel e posterior inserção na plataforma.
Municípios que ainda não manifestaram interesse: link para acessar a manifestação de interesse.
Material de apoio e suporte
O Ministério da Saúde disponibilizou vídeos tutoriais, um manual de orientações e um FAQ para auxiliar no preenchimento do questionário. Para suporte em tempo real, estão disponíveis o Disque Censo: (11) 3061-7965, e-mail: censoubs@saude.gov.br, e um canal web de atendimento.
A iniciativa do censo é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com órgãos como os Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS).
O prazo está se encerrando. Gestores municipais devem agir rapidamente para garantir que suas UBS estejam representadas neste importante levantamento nacional.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social