Responsabilidade Social • 10:39h • 21 de agosto de 2025
Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país
Levantamento do Instituto Fogo Cruzado inclui 57 municípios
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, que abrange 57 municípios, mostra que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou de tentativa de feminicídio com arma de fogo em 2025, até a primeira quinzena de agosto. O número representa aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024.
Das vítimas registradas neste ano, 22 não resistiram — o equivalente a 76%. No ano passado, entre as 20 mulheres baleadas, 12 morreram e oito ficaram feridas.
A região metropolitana do Recife concentrou o maior número de casos, com 13 vítimas (oito mortas e cinco feridas), o que representa 31% do total. Em 2024, haviam sido oito registros. Na Grande Belém, foram duas mortes em 2025 contra apenas uma vítima ferida no ano anterior. Já em Salvador e região metropolitana, o número passou de quatro casos (duas mortes e duas tentativas) para quatro mortes neste ano.
No Rio de Janeiro, os registros cresceram de sete em 2024 (quatro mortes e três tentativas) para 10 em 2025 (oito mortes e duas tentativas).
Onde e por quem
O levantamento aponta que a maior parte dos crimes ocorreu dentro de casa: 15 das 29 vítimas foram atingidas no ambiente doméstico. Outros cinco casos aconteceram em bares.
Em relação aos agressores, 25 mulheres foram atacadas por companheiros ou ex-companheiros, o que corresponde a 86% do total. Em sete episódios, os autores eram agentes de segurança.
Casos por município
- Recife (PE): 9
- Rio de Janeiro (RJ): 4
- Jaboatão dos Guararapes (PE): 3
- Belém (PA): 2
- Camaçari (BA): 2
- Simões Filho (BA): 2
- Duque de Caxias (RJ): 2
- Abreu e Lima (PE): 1
- Magé (RJ): 1
- Maricá (RJ): 1
- Mesquita (RJ): 1
- Nova Iguaçu (RJ): 1
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital