Responsabilidade Social • 10:23h • 13 de dezembro de 2025
Casamento entre pessoas do mesmo sexo cresce 8,8% e atinge recorde
Aumento em 2024 foi mais impulsionado por mulheres, revela IBGE
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1
O Brasil registrou 12,2 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2024, um aumento de 8,8% e o maior número desde 2013. O crescimento foi muito maior do que entre casais heterossexuais, que tiveram alta de apenas 0,8% (936,7 mil uniões).
Esse é o quarto ano seguido de alta nos casamentos homoafetivos. As uniões entre mulheres impulsionaram o avanço, com 7,9 mil casamentos (+12,1%). Entre homens, foram 4,3 mil (+3,3%).
O aumento está ligado à Resolução 175 do CNJ, de 2013, que proibiu cartórios de recusarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo após decisão do STF que equiparou uniões homo e heteroafetivas.
Apesar disso, o número total de casamentos no país (949 mil) segue abaixo do período pré-pandemia, quando superava 1 milhão ao ano.
Os brasileiros também estão se casando mais tarde. Em 2024, entre casais heterossexuais solteiros, a idade média foi de 31,5 anos (homens) e 29,3 anos (mulheres). Entre casais do mesmo sexo, a média é ainda maior: 34,7 anos (homens) e 32,5 anos (mulheres).
Dezembro continuou sendo o mês com mais casamentos, ultrapassando 100 mil celebrações.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita