Cidades • 07:55h • 01 de junho de 2024
Carretas da Mamografia intensificam exames gratuitos em cidades do interior
Ourinhos, Presidente Prudente e Jaú são destaques na campanha de junho pelo diagnóstico precoce do câncer de mama
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
O Programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), está ampliando sua atuação no interior do estado com as Carretas da Mamografia.
Durante o mês de junho, as unidades móveis visitarão oito municípios, com ênfase especial em Ourinhos, Presidente Prudente e Jaú, oferecendo exames de mamografia gratuitos para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama.
As carretas são parte de uma iniciativa estadual que visa alcançar mulheres que podem ter dificuldades de acesso a serviços de saúde, principalmente as residentes em áreas menos urbanizadas.
O serviço itinerante facilita o exame para mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos com pedido médico, e de 50 a 69 anos apenas com RG e cartão do SUS, sem necessidade de agendamento.
Em Jaú, a carreta estará disponível de 28 de maio a 8 de junho na Praça do Museu.
Em Ourinhos, o atendimento será de 11 a 22 de junho no Recinto da FAPI.
Em Presidente Prudente, a unidade estará ativa de 18 a 29 de junho na Vila Euclides.
Cada local oferece até 50 senhas diárias durante a semana e 25 aos sábados, distribuídas por ordem de chegada.
O exame é rápido e os resultados são encaminhados ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), que emite laudos à distância em até dois dias.
Esse processo garante que as mulheres recebam diagnósticos ágeis e precisos, permitindo intervenções mais rápidas em casos de detecção de anomalias.
Além de promover a saúde feminina, o programa "Mulheres de Peito" também realiza um trabalho educativo, conscientizando sobre a importância do exame regular. Este esforço é crucial, pois o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre mulheres no mundo, e o diagnóstico precoce pode significar uma chance muito maior de tratamento eficaz e cura.
O impacto destas carretas vai além do diagnóstico; é uma manifestação de cuidado e atenção do governo estadual com a saúde das mulheres paulistas, reafirmando o compromisso com uma política de saúde pública acessível e de qualidade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social