• Baixo desemprego impulsiona bares e restaurantes, mas amplia disputa por mão de obra
  • Confira o funcionamento dos serviços públicos em Assis no Carnaval
  • Semana começa com calor e muitas nuvens em Assis; chuva volta na quarta-feira de cinzas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 08:59h • 29 de outubro de 2024

Cármen Lúcia promete pesquisa sobre motivos de abstenção

Ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo

Agência Brasil | Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade.
A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade.

A Justiça Eleitoral fará uma pesquisa para descobrir as causas das abstenções e tentar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026, disse nesta noite a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. As ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

“Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, afirmou Cármen Lúcia em entrevista coletiva para fazer o balanço do segundo turno das eleições municipais deste ano.

Segundo a ministra, o TSE fará uma pesquisa com os Tribunais Regionais Eleitorais para identificar os principais entraves ao comparecimento de eleitores em cada localidade. Ela prometeu apresentar um relatório antes da diplomação dos candidatos eleitos, em dezembro.

Tradicionalmente, a abstenção aumenta entre o primeiro e o segundo turno, principalmente por causa de eleitores descontentes com os dois candidatos. As eleições de 2024 registraram o segundo maior volume de ausências da história, só perdendo para 2020, no auge da pandemia de covid-19, quando 23,2% deixaram de votar no primeiro turno e 29,5% no segundo turno.

A ministra advertiu que o TSE precisará tratar localmente as variáveis que influenciam a abstenção. “Houve município em que teve 16% de abstenção e houve município com 30%”, justificou.

No Amazonas, afetado pela baixa dos rios que impacta o transporte, a abstenção, informou Cármen Lúcia, ficou menor que a média nacional. Única cidade a ter segundo turno no estado, a capital Manaus registrou 23,61% de abstenções no segundo turno, contra 19,94% no primeiro turno deste ano e 22,23% no segundo turno de 2020.

“No Amazonas, onde tínhamos uma preocupação em relação à estiagem, tivemos o menor índice de abstenção do que a gente tinha apurado [na média nacional]. Ali funcionou esse recado dado [pela Justiça Eleitoral] talvez porque a nossa preocupação fosse maior”, declarou.

Segundo Cármen Lúcia, o temporal que caiu nesta manhã em Porto Velho aumentou a abstenção, principalmente de eleitores idosos não obrigados a votar. A capital rondoniense registrou 30,63% de abstenções, contra 19,37% no primeiro turno deste ano. O número, no entanto, caiu em relação ao segundo turno de 2020, quando as ausências chegaram a 34,18%.

Estatísticas

O TSE forneceu mais estatísticas das eleições deste ano. O primeiro local com resultado definido foi Belém, com a proclamação do candidato matematicamente eleito às 17h30.

Em relação às urnas substituídas, houve 171 nos dois turnos, de um total de 97.392. O percentual chega a 0,12% no segundo turno e 0,63% no primeiro turno. Tocantins não teve nenhuma urna substituída, e nenhuma seção teve votação manual nos dois turnos.

Em relação às justificativas pelo aplicativo e-Título, o segundo turno registrou 740.388 justificativas por georreferenciamento (eleitores fora do município de votação) e 83.363 justificativas de eleitores no exterior.

A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade. Ela ressaltou que o TSE continuará a trabalhar para garantir a tranquilidade e a lisura do processo eleitoral. “Amanhã recomeçamos os trabalhos até porque os trabalhos são incessantes e as eleições sigam sendo serenas”, disse.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:21h • 16 de fevereiro de 2026

Audiências simuladas por IA encurtam decisão e aumentam previsibilidade de campanhas

Ferramenta cria personas sintéticas que antecipam reações do público e reduzem risco de mensagens com baixa conexão

Descrição da imagem

Mundo • 13:54h • 16 de fevereiro de 2026

Procon-SP orienta sobre as novas regras do Pix

Alteração reforça mecanismo de segurança do sistema de pagamento; consumidores que forem vítimas de golpes ou fraudes devem procurar o seu banco imediatamente

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:16h • 16 de fevereiro de 2026

Mercado bilionário de biometria chega com força às instituições de ensino

Com 90% dos brasileiros preocupados com violência no ambiente escolar, tecnologia digital integra controle de acesso e comunicação com pais

Descrição da imagem

Saúde • 12:44h • 16 de fevereiro de 2026

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde

Descrição da imagem

Classificados • 12:04h • 16 de fevereiro de 2026

Baixo desemprego impulsiona bares e restaurantes, mas amplia disputa por mão de obra

Setor criou 59.812 vagas em 2025, porém dezembro registrou saldo negativo e sinaliza ritmo mais cauteloso em 2026

Descrição da imagem

Saúde • 11:31h • 16 de fevereiro de 2026

Fórmulas infantis: lotes devem ser recolhidos por excesso de selênio e iodo

Ação envolve dez lotes que não devem ser utilizados

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:10h • 16 de fevereiro de 2026

Bloco do Chico movimenta o Carnaval de Assis nesta segunda-feira com DJs e bandas ao vivo

Carnassis 2026 segue nesta segunda-feira com programação gratuita a partir das 15h na Praça da Bandeira

Descrição da imagem

Mundo • 10:40h • 16 de fevereiro de 2026

IPVA 2026: prazo para placas 3, 4 e 5 vence dia 19

Contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar