• Feriado da Consciência Negra: o que a CLT garante a trabalhadores convocados a atuar no dia 20
  • Ficar 2025 começa hoje com grandes shows e final do Circuito Rancho Primavera em Assis
  • Onde se hospedar em Assis durante a Ficar 2025; confira os hotéis, Airbnb e opções na região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 08:59h • 29 de outubro de 2024

Cármen Lúcia promete pesquisa sobre motivos de abstenção

Ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo

Agência Brasil | Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade.
A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade.

A Justiça Eleitoral fará uma pesquisa para descobrir as causas das abstenções e tentar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026, disse nesta noite a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. As ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

“Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, afirmou Cármen Lúcia em entrevista coletiva para fazer o balanço do segundo turno das eleições municipais deste ano.

Segundo a ministra, o TSE fará uma pesquisa com os Tribunais Regionais Eleitorais para identificar os principais entraves ao comparecimento de eleitores em cada localidade. Ela prometeu apresentar um relatório antes da diplomação dos candidatos eleitos, em dezembro.

Tradicionalmente, a abstenção aumenta entre o primeiro e o segundo turno, principalmente por causa de eleitores descontentes com os dois candidatos. As eleições de 2024 registraram o segundo maior volume de ausências da história, só perdendo para 2020, no auge da pandemia de covid-19, quando 23,2% deixaram de votar no primeiro turno e 29,5% no segundo turno.

A ministra advertiu que o TSE precisará tratar localmente as variáveis que influenciam a abstenção. “Houve município em que teve 16% de abstenção e houve município com 30%”, justificou.

No Amazonas, afetado pela baixa dos rios que impacta o transporte, a abstenção, informou Cármen Lúcia, ficou menor que a média nacional. Única cidade a ter segundo turno no estado, a capital Manaus registrou 23,61% de abstenções no segundo turno, contra 19,94% no primeiro turno deste ano e 22,23% no segundo turno de 2020.

“No Amazonas, onde tínhamos uma preocupação em relação à estiagem, tivemos o menor índice de abstenção do que a gente tinha apurado [na média nacional]. Ali funcionou esse recado dado [pela Justiça Eleitoral] talvez porque a nossa preocupação fosse maior”, declarou.

Segundo Cármen Lúcia, o temporal que caiu nesta manhã em Porto Velho aumentou a abstenção, principalmente de eleitores idosos não obrigados a votar. A capital rondoniense registrou 30,63% de abstenções, contra 19,37% no primeiro turno deste ano. O número, no entanto, caiu em relação ao segundo turno de 2020, quando as ausências chegaram a 34,18%.

Estatísticas

O TSE forneceu mais estatísticas das eleições deste ano. O primeiro local com resultado definido foi Belém, com a proclamação do candidato matematicamente eleito às 17h30.

Em relação às urnas substituídas, houve 171 nos dois turnos, de um total de 97.392. O percentual chega a 0,12% no segundo turno e 0,63% no primeiro turno. Tocantins não teve nenhuma urna substituída, e nenhuma seção teve votação manual nos dois turnos.

Em relação às justificativas pelo aplicativo e-Título, o segundo turno registrou 740.388 justificativas por georreferenciamento (eleitores fora do município de votação) e 83.363 justificativas de eleitores no exterior.

A ministra afirmou que a democracia é o espaço no qual todos podem e devem conviver com civilidade. Ela ressaltou que o TSE continuará a trabalhar para garantir a tranquilidade e a lisura do processo eleitoral. “Amanhã recomeçamos os trabalhos até porque os trabalhos são incessantes e as eleições sigam sendo serenas”, disse.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:49h • 19 de novembro de 2025

Terapia oral em investigação mostra benefício expressivo em tumores do câncer de mama RH-positivo

Estudo clínico de fase III mostra que giredestranto associado a everolimo prolonga o controle da doença e reduz significativamente o risco de progressão

Descrição da imagem

Saúde • 19:50h • 19 de novembro de 2025

Perigo invisível dentro de casa, ar pode ser até cinco vezes mais poluído que na rua

Tecnologias de renovação contínua do ar surgem como alternativa para eliminar mofo, CO2 e contaminantes acumulados em ambientes fechados

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:38h • 19 de novembro de 2025

Comportamentos de profissionais LGBTQIA+ ainda são interpretados de forma desigual por gestores

Reflexões da pesquisadora Judá Nunes mostram como estereótipos, vieses e expectativas distorcidas influenciam a leitura das atitudes de pessoas LGBTQIA+ no ambiente corporativo

Descrição da imagem

Saúde • 17:31h • 19 de novembro de 2025

De tabu a tendência: treino de glúteos cresce entre homens e ganha espaço nas academias

Mudança de mentalidade combina busca por desempenho, prevenção de lesões e estética, segundo especialistas

Descrição da imagem

Mundo • 16:49h • 19 de novembro de 2025

Feriado da Consciência Negra: o que a CLT garante a trabalhadores convocados a atuar no dia 20

Especialista explica regras de pagamento em dobro, folga compensatória e como funciona a sexta-feira de ponto facultativo em empresas que farão emenda

Descrição da imagem

Esporte • 16:10h • 19 de novembro de 2025

10ª Copa do Comércio de Futsal: Supermercado Zanetti e Paulinho Pneus decidem título em Palmital

Decisão será nesta quarta-feira, 19 de novembro, no Ginásio Delço Mazetto, com disputa de terceiro lugar e premiação para destaques

Descrição da imagem

Educação • 15:31h • 19 de novembro de 2025

Encontro USP-Escola tem inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitas em janeiro

Voltado a professores, coordenadores e diretores da Educação Básica, programa será realizado de 12 a 16 de janeiro de 2026, presencialmente; inscrições vão até 3 de dezembro, com prioridade para profissionais da rede pública

Descrição da imagem

Cidades • 15:03h • 19 de novembro de 2025

Coleta de lixo terá alterações no feriado da Consciência Negra em Maracaí e Cândido Mota

Municípios divulgam mudanças na coleta seletiva e domiciliar nos dias 20 e 21 de novembro

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?