Variedades • 14:13h • 18 de setembro de 2025
Cardiologista alerta para sinais sutis de ataque cardíaco no público feminino
Prevenção e atenção a sinais sutis são fundamentais para reduzir mortalidade feminina por doenças cardiovasculares
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil, mas o infarto feminino muitas vezes se manifesta de forma diferente, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento. Para ampliar a conscientização, a cardiologista e diretora médica do Oto Meireles, Juliana Vasconcelos, chama atenção para os sintomas atípicos que podem indicar um ataque cardíaco em mulheres.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Ministério da Saúde apontam que as doenças do coração matam mais mulheres do que homens no país. Em 2023, a SBC registrou aumento significativo de infartos entre mulheres jovens de 15 a 49 anos. Historicamente, a cardiologia concentrou-se na manifestação masculina, caracterizada por dor intensa no peito irradiando para o braço esquerdo. No entanto, no público feminino, essa dor pode estar ausente ou se apresentar de forma leve.
Entre os sinais mais comuns nas mulheres estão fadiga intensa e sem explicação, falta de ar, náuseas, vômitos, dor no pescoço, costas, mandíbula ou estômago, além de palpitações e suor frio. Esses sintomas, por vezes, são confundidos com outras condições, atrasando o atendimento adequado.
A prevalência de infarto feminino está relacionada a fatores como menopausa, que reduz a proteção hormonal, além de situações de estresse elevado. A prevenção, segundo especialistas, deve incluir alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e exames de rotina, principalmente a partir dos 40 anos, para monitorar a saúde do coração.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital