Educação • 11:30h • 16 de julho de 2024
Capes lança Prêmio Futuras Cientistas para incentivar participação feminina nas exatas
Iniciativa, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, visa valorizar alunas e professoras de escolas públicas estaduais
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação/Unifesp
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Capes Futuras Cientistas, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Desde quarta-feira, 10 de julho, alunas e professoras de escolas públicas estaduais já podem se inscrever.
Objetivo do prêmio
O prêmio tem como objetivo identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e professoras, incentivando o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
A iniciativa busca promover a igualdade de gênero na ciência e estimular a excelência em pesquisa científica e tecnológica.
Inscrições e premiações
As inscrições estão abertas até 16 de agosto. As candidatas devem preencher um formulário virtual. O resultado será divulgado em outubro, e a entrega dos prêmios ocorrerá em novembro.
Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelos e-mails: ceac@capes.gov.br ou premiocapes-fc@cetene.gov.br.
- Estudantes premiadas: 27 alunas, uma de cada estado, que participaram e foram aprovadas no Módulo Imersão Científica do Futuras Cientistas 2023 e ingressaram em uma universidade pública, receberão certificado e medalha.
- Professoras e tutoras premiadas: 27 professoras, uma de cada estado, e 15 tutoras, três de cada região do país, com projetos aprovados no programa, receberão apoio financeiro de até R$ 6 mil para participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto.
Sobre a parceria
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, criado em 2005, apoia o desenvolvimento da região integrando sociedade, inovação, conhecimento e transferência de tecnologia. Localizado em Recife (PE), possui laboratórios de referência nas áreas de biotecnologia, microeletrônica e nanotecnologia.
A parceria com o MEC pretende estimular a participação feminina na ciência e disseminar as informações geradas a partir da cooperação entre a Capes e o Cetene.
Edital
Confira o edital nº 17/2024 para mais detalhes sobre as inscrições e os critérios de seleção.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social