Cidades • 18:00h • 13 de setembro de 2024
Canil do 8º Baep celebra 40 anos de conquistas e inaugura novo centro de treinamento para cães
Quatro décadas de apreensões, homenagens e um legado de segurança na região de Presidente Prudente
Da Redação | Assessoria de Imprensa SF | Fotos: Stephanie Fonseca
O Canil do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), sediado em Presidente Prudente, completou 40 anos nesta sexta-feira, 13 de setembro, com uma trajetória marcada por grandes feitos, incluindo a apreensão de mais de 10 toneladas de drogas. A data também celebrou a inauguração do Centro de Formação de Cães Farejadores "Coronel Élio Aparecido Costa", um novo espaço voltado ao aprimoramento do trabalho com cães policiais.
O novo centro de treinamento, descrito como um "laboratório de faro", tem o objetivo de melhorar a precisão dos cães farejadores, que desempenham um papel crucial na detecção de drogas, armas e explosivos. O espaço contará com o painel de faro, um equipamento avançado que permite aos cães treinar em ambientes controlados e eliminar "distrações", garantindo que eles estejam sempre prontos para o trabalho em campo.
"Esse laboratório de faro é um sonho realizado. Concluir essa reforma no aniversário de 40 anos é algo que vamos deixar como legado para as futuras gerações", comemorou o subtenente Joel Godoi Bueno Junior, comandante do Canil em Prudente.
A cerimônia também incluiu uma homenagem ao cão Samurai, que foi destaque em diversas operações desde 2016, retirando criminosos das ruas e apreendendo grandes quantidades de drogas. Aposentado por problemas de saúde, Samurai faleceu em março deste ano, mas deixou sua marca no Canil e no trabalho da Polícia Militar.
Quatro décadas de atuação e números expressivos
Entre 2017 e agosto de 2024, os cães do Canil ajudaram a apreender mais de 10 toneladas de drogas, como maconha, cocaína e crack. No mesmo período, a unidade apoiou quase dois mil casos, vistoriou mais de três mil locais e veículos e colaborou para a prisão de quase 250 pessoas em flagrante.
Atualmente, o Canil do 8º Baep conta com 23 cães aptos a atuar em operações de policiamento, detecção de drogas, armas e pessoas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social