• Procon-SP encontra irregularidades em lojas de material escolar em Marília, Prudente, Rancharia e Avaré
  • Vivo abre 100 vagas técnicas em Marília, Bauru, Ourinhos, Presidente Prudente e outras cidades de SP
  • Assis terá nova turma do CVV para formação de voluntários em apoio emocional
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:55h • 07 de janeiro de 2025

Campanha de vacinação contra a brucelose vai até dia 30 de junho em todo o estado de SP

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado

Agência SP | Foto: Governo de SP

Botton azul identifica as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51.
Botton azul identifica as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que está em vigor a Campanha de Vacinação contra a Brucelose em todo o estado de São Paulo. Após a publicação da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/, a campanha passa a vigorar durante todo o ano e, no primeiro semestre, as bovinas e bubalinas de três a oito meses devem ser vacinadas até dia 30 de junho.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

A relação dos médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do estado de São Paulo está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados/.

Diferente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.

Em caso de incongruências, o médico veterinário e o produtor serão notificados das pendências por meio de mensagem eletrônica, enviada ao e-mail cadastrado junto ao GEDAVE. Neste caso, o proprietário deverá regularizar a pendência para a efetivação da declaração.

Identificação com uso de botton

O modelo alternativo de identificação – o primeiro do país aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – de vacinação contra a Brucelose trata-se de uma alternativa não obrigatória à marcação a fogo que, além do bem-estar animal, estimula a produtividade e a qualidade do manejo, além de aumentar a segurança do produtor e do veterinário responsável pela aplicação do imunizante.

A partir das publicações, fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação a fogo indicando o algarismo do ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

Para o caso de perda, dano ou qualquer alteração que prejudique a identificação, deverá ser solicitada nova aplicação que deverá ser feita ao médico veterinário responsável pela aplicação ou ainda, para a Defesa Agropecuária.

Em caso de haver impossibilidade da aquisição do botton, o animal deverá ser identificado conforme as normativas vigentes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

A Defesa Agropecuária informa ainda que o uso do botton só é válido dentro do estado de São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais estados da Federação.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:09h • 07 de fevereiro de 2026

Doenças causadas por alimentos estão ligadas a hábitos em casa, aponta estudo

Resultados indicam que pequenas atitudes do dia a dia podem favorecer a contaminação e, consequentemente, o adoecimento, quando a higiene na manipulação e no armazenamento dos alimentos não é adequada

Descrição da imagem

Economia • 12:48h • 07 de fevereiro de 2026

Procon-SP encontra irregularidades em lojas de material escolar em Marília, Prudente, Rancharia e Avaré

Operação Volta às Aulas fiscaliza mais de 400 estabelecimentos em 25 municípios paulistas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:25h • 07 de fevereiro de 2026

Ranking Caramelo: pesquisa da Fatec aponta distritos com melhor qualidade de vida para cães em SP

Professor da Fatec Sebrae cruzou informações sobre pet shops, clínicas e hospitais veterinários e áreas verdes da cidade de São Paulo

Descrição da imagem

Esporte • 11:51h • 07 de fevereiro de 2026

Campeonato Regional de Futebol Varzeano de Cruzália começa neste domingo no Estádio Gentil Vidotti

Competição reúne equipes da região, tem jogos de estreia no dia 8 de fevereiro e prevê premiação em dinheiro e troféus

Descrição da imagem

Educação • 11:17h • 07 de fevereiro de 2026

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade

Descrição da imagem

Cidades • 10:43h • 07 de fevereiro de 2026

Florínea abre inscrições para curso gratuito de artesanato em couro

Capacitação será realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro e terá inscrições presenciais na Casa da Agricultura

Descrição da imagem

Policial • 10:06h • 07 de fevereiro de 2026

Roubos e furtos a residências caem 27% em SP com uso de inteligência

Balanço indica 11,2 mil ocorrências a menos ao longo do último ano

Descrição da imagem

Classificados • 09:45h • 07 de fevereiro de 2026

Vivo abre 100 vagas técnicas em Marília, Bauru, Ourinhos, Presidente Prudente e outras cidades de SP

Oportunidades não exigem experiência, são para homens e mulheres e incluem funções de manutenção, implantação de rede, reparos e instalações; inscrições seguem até 10 de fevereiro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar