• Baixo desemprego impulsiona bares e restaurantes, mas amplia disputa por mão de obra
  • Confira o funcionamento dos serviços públicos em Assis no Carnaval
  • Semana começa com calor e muitas nuvens em Assis; chuva volta na quarta-feira de cinzas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:55h • 07 de janeiro de 2025

Campanha de vacinação contra a brucelose vai até dia 30 de junho em todo o estado de SP

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado

Agência SP | Foto: Governo de SP

Botton azul identifica as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51.
Botton azul identifica as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que está em vigor a Campanha de Vacinação contra a Brucelose em todo o estado de São Paulo. Após a publicação da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/, a campanha passa a vigorar durante todo o ano e, no primeiro semestre, as bovinas e bubalinas de três a oito meses devem ser vacinadas até dia 30 de junho.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

A relação dos médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do estado de São Paulo está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados/.

Diferente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.

Em caso de incongruências, o médico veterinário e o produtor serão notificados das pendências por meio de mensagem eletrônica, enviada ao e-mail cadastrado junto ao GEDAVE. Neste caso, o proprietário deverá regularizar a pendência para a efetivação da declaração.

Identificação com uso de botton

O modelo alternativo de identificação – o primeiro do país aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – de vacinação contra a Brucelose trata-se de uma alternativa não obrigatória à marcação a fogo que, além do bem-estar animal, estimula a produtividade e a qualidade do manejo, além de aumentar a segurança do produtor e do veterinário responsável pela aplicação do imunizante.

A partir das publicações, fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação a fogo indicando o algarismo do ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

Para o caso de perda, dano ou qualquer alteração que prejudique a identificação, deverá ser solicitada nova aplicação que deverá ser feita ao médico veterinário responsável pela aplicação ou ainda, para a Defesa Agropecuária.

Em caso de haver impossibilidade da aquisição do botton, o animal deverá ser identificado conforme as normativas vigentes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

A Defesa Agropecuária informa ainda que o uso do botton só é válido dentro do estado de São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais estados da Federação.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:09h • 16 de fevereiro de 2026

Quem é Leo Balbinotti, cantor que amplia espaço no sertanejo digital

Cantor soma milhões de reproduções, amplia parcerias e consolida fase com o projeto “Novo Eu”

Descrição da imagem

Saúde • 16:41h • 16 de fevereiro de 2026

Consumo de álcool durante tratamento psiquiátrico pode oferecer risco à saúde

Médicos alertam que a combinação pode reduzir a eficácia dos remédios no controle dos sintomas psiquiátricos ou potencializar seus efeitos sedativos

Descrição da imagem

Saúde • 16:08h • 16 de fevereiro de 2026

Sucos, proteínas leves e chás: o que realmente ajuda depois do Carnaval

Nutricionista explica que o foco não deve ser restrição extrema, mas reorganização metabólica com hidratação, proteínas leves e alimentos funcionais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:35h • 16 de fevereiro de 2026

Estudo do FMI mostra que Bolsa Família não reduz participação feminina no trabalho

Mais de 84% das famílias atendidas pelo Bolsa Família em fevereiro são chefiadas por mulheres. A presença das mulheres na força de trabalho é decisiva para o desenvolvimento do país, mostra a pesquisa

Descrição da imagem

Variedades • 15:11h • 16 de fevereiro de 2026

Excesso de telas pode afetar desenvolvimento motor infantil

Especialista alerta que excesso de telas reduz brincadeiras físicas e impacta desenvolvimento motor e cognitivo

Descrição da imagem

Economia • 14:49h • 16 de fevereiro de 2026

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Nascidos em janeiro recebem primeiro lote

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:21h • 16 de fevereiro de 2026

Audiências simuladas por IA encurtam decisão e aumentam previsibilidade de campanhas

Ferramenta cria personas sintéticas que antecipam reações do público e reduzem risco de mensagens com baixa conexão

Descrição da imagem

Mundo • 13:54h • 16 de fevereiro de 2026

Procon-SP orienta sobre as novas regras do Pix

Alteração reforça mecanismo de segurança do sistema de pagamento; consumidores que forem vítimas de golpes ou fraudes devem procurar o seu banco imediatamente

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar