Educação • 09:30h • 10 de julho de 2024
Câmara discute piso salarial para professores de educação física
Audiência pública promovida pela Comissão de Esporte debateu a valorização da categoria
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 9 de julho, a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir o piso salarial dos professores de educação física.
A iniciativa, solicitada pelos deputados Douglas Viegas (União-SP) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), incluindo a coordenadora-geral de Valorização dos Profissionais da Educação da Sase, Maria Stela Reis.
Maria Stela destacou a importância do esporte na educação e na formação dos cidadãos, reforçando que a atividade esportiva é essencial para a emancipação pessoal e social. Ela lembrou que a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) preveem um piso salarial para os profissionais da educação, incluindo os professores de educação física.
Atualmente, o salário-mínimo dos professores de educação física é determinado pelos conselhos regionais de Educação Física, variando conforme a região, tipo de contratação, experiência e formação acadêmica.
A coordenadora-geral explicou que, segundo a Lei Nº 11.738 de 2008, o piso salarial dos professores da educação básica deve ser aplicado para uma jornada de 40 horas semanais, com um terço do tempo dedicado ao planejamento pedagógico e participação no projeto político-pedagógico da escola.
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A audiência também contou com a participação de representantes de diversas entidades do setor, incluindo a Associação Brasileira de Academias e sindicatos de academias de diferentes estados. Esses representantes discutiram a necessidade de valorização dos profissionais de educação física e as implicações econômicas e sociais do piso salarial.
Em abril de 2024, a Comissão de Trabalho aprovou um projeto de lei que fixa o piso salarial dos profissionais de educação física em R$ 3,6 mil para uma carga horária de 30 horas semanais. A proposta agora aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social