• A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão
  • Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos
  • Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:40h • 13 de março de 2025

Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Dinheiro começará a ser transferido em 28 de março

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.
Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.

Os trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, assim como seus herdeiros, terão até janeiro de 2026 para sacar as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, conforme divulgado pela Caixa Econômica Federal na terça-feira (11). Os saques estarão disponíveis a partir de 28 de março, seguindo um calendário estabelecido conforme a data do pedido.

O Ministério da Fazenda estima que cada beneficiário receberá, em média, R$ 2,8 mil. O dinheiro pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS ou pela plataforma Repis Cidadão, lançada na segunda-feira (10) com um atraso de aproximadamente seis meses.

Desde setembro de 2023, quando os recursos do Fundo PIS/Pasep foram transferidos para o Tesouro Nacional, cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais já solicitaram o saque nas agências da Caixa. Esse grupo será o primeiro a receber os valores a partir de 28 de março. Com as novas plataformas digitais, os pedidos podem ser feitos de forma online, eliminando a necessidade de comparecimento presencial às agências.

Procedimento de Saque

A Caixa enviará os pedidos de saque aprovados ao Ministério da Fazenda, e os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). O pagamento será realizado diretamente na conta bancária do beneficiário na Caixa ou em uma conta poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências e compras.

O pagamento está sujeito à disponibilidade orçamentária da União. Caso os recursos não sejam suficientes no ano vigente, o valor será depositado no ano seguinte com a devida correção monetária.

Histórico do Fundo PIS/Pasep

Criado para complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o Fundo PIS/Pasep não deve ser confundido com o abono salarial anual do PIS/Pasep, que é pago regularmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Semelhante ao FGTS, os recursos desse fundo só podiam ser sacados em situações especiais, como aposentadoria ou doença grave. Contudo, os trabalhadores recebiam anualmente os juros e a correção das cotas.

Muitos beneficiários não sacaram esses valores devido ao desconhecimento ou falta de informação. Em agosto de 2018, o governo liberou os saques das cotas acumuladas, permitindo retiradas em agências da Caixa e do Banco do Brasil por oito meses. Na época, estavam disponíveis cerca de R$ 35 bilhões para resgate.

Em 2019, o governo simplificou as regras para que herdeiros e beneficiários legais de trabalhadores falecidos pudessem retirar os valores. Posteriormente, em abril de 2020, com o início da pandemia de covid-19, uma medida provisória extinguiu o Fundo PIS/Pasep, transferindo seus recursos para o FGTS. Desde então, trabalhadores e herdeiros podem solicitar o saque diretamente pelo aplicativo FGTS, que transfere os valores para a conta bancária indicada pelo beneficiário.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?