• Fake news: novas regras de reabilitação do INSS não obrigam aposentadoria por incapacidade
  • 3I/Atlas desafia a ciência com reorganização térmica inédita e alinhamentos geométricos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 09:18h • 07 de dezembro de 2025

Butantan e biotech dos EUA desenvolvem nova vacina de RNA contra a raiva

No estudo clínico de fase 1, o candidato a imunizante demonstrou ser bastante promissor, apresentando bioatividade duradoura em baixas doses

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

O acordo entre Butantan e Replicate possibilita ao Instituto incorporar uma tecnologia de ponta em carteira de produtos em desenvolvimento e amplia oportunidades de novas vacinas com esta plataforma.
O acordo entre Butantan e Replicate possibilita ao Instituto incorporar uma tecnologia de ponta em carteira de produtos em desenvolvimento e amplia oportunidades de novas vacinas com esta plataforma.

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, fechou um acordo de licenciamento de tecnologia e colaboração com a Replicate Bioscience para o desenvolvimento e comercialização de uma vacina de RNA mensageiro autorreplicante para profilaxia pré e pós-exposição contra a raiva.

A Biotech, sediada em San Diego, na Califórnia (EUA), criou uma plataforma de RNA autorreplicante (srRNA, na sigla em inglês) para desenvolvimento de vacinas e terapias no contexto de doenças infecciosas, imunologia e outras áreas terapêuticas. O srRNA refere-se a um tipo específico de molécula de RNA mensageiro (mRNA) expressar os antígenos de interesse e aumentar a resposta imune.

As vacinas de srRNA estão na fronteira de desenvolvimento e inovação de tecnologias com base em mRNA. A Replicate é uma das poucas empresas no mundo que detém por completo essa tecnologia, que já foi testada em humanos com resultados promissores. Ou seja, é uma tecnologia de vacinas de mRNA nova, diferente daquelas que estão hoje no mercado, e que já demonstrou ser promissora e ter bom perfil de segurança, o que permite a continuidade dos estudos clínicos.

O acordo entre Butantan e Replicate possibilita ao Instituto incorporar uma tecnologia de ponta em carteira de produtos em desenvolvimento e amplia oportunidades de novas vacinas com esta plataforma.

Nos termos do acordo, o Instituto Butantan conduzirá ensaios clínicos de registro da nova vacina antirrábica de srRNA e, caso tenha sucesso, comercializará a vacina no Brasil e na América Latina. Já a Replicate transferirá o processo de fabricação para a unidade de produção de vacinas de mRNA do Butantan, e será responsável pelos mercados fora da América Latina.

“É uma parceria que pode trazer grandes benefícios para a saúde pública. Uma tecnologia de ponta, inovação e ciência para o enfrentamento da raiva. Estamos muito entusiasmados com a parceria que reforça o papel estratégico do Instituto Butantan como polo de inovação e ciência”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

“É uma honra colaborar com o Instituto Butantan, líder global na luta contra doenças infecciosas mortais. Consideramos essa uma oportunidade empolgante para avançar clinicamente com a vacina antirrábica de srRNA da Replicate em parceria com o Butantan e expandir nossas estruturas científicas, operacionais e de produção que podem ser aplicadas a outras doenças”, diz o CEO da Replicate, Nathaniel Wang.

Em um estudo clínico de fase 1 conduzido pela Replicate, o candidato a imunizante, que tem o nome de RBI-4000, demonstrou ótima imunogenicidade, com bioatividade duradoura em baixas doses, acompanhada de reatogenicidade leve/moderada, em contraste com outras tecnologias de vacinas de mRNA.

O Instituto Butantan financiará o desenvolvimento do RBI-4000 para profilaxia pós-exposição e pré-exposição e terá direitos comerciais no Brasil e América Latina. A Replicate terá direito a royalties sobre as futuras vendas do produto pelo Butantan, mantendo os direitos sobre o RBI-4000 em outros mercados. Além disso, ambas instituições compartilharão os dados gerados ao longo da parceria.

A colaboração também deverá acelerar a melhoria do armazenamento em cadeia fria e da termoestabilidade do imunizante. Isso poderá impulsionar a adoção da tecnologia de srRNA e proporcionar uma vantagem de custo em relação às tecnologias de vacinas convencionais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:48h • 07 de dezembro de 2025

Estudo mostra quais funções de IA mais atraem os brasileiros e como isso impacta o trabalho

Interesse crescente revela preferência por ferramentas criativas e operacionais e aponta impacto no mercado de trabalho

Descrição da imagem

Saúde • 17:39h • 07 de dezembro de 2025

Boca seca, manchas e perda dentária crescem entre usuários de cigarros eletrônicos

Dentista alerta para aumento de inflamações, cáries, manchas e perda dentária entre usuários de vape, especialmente jovens

Descrição da imagem

Variedades • 16:53h • 07 de dezembro de 2025

Chegada do verão intensifica danos aos cabelos e exige cuidados redobrados, alerta dermatologista

Sol, mar e piscina aumentam o risco de ressecamento, quebra, desbotamento e inflamações no couro cabeludo

Descrição da imagem

Mundo • 16:16h • 07 de dezembro de 2025

Fake news: novas regras de reabilitação do INSS não obrigam aposentadoria por incapacidade

Portaria apenas atualiza procedimentos e mantém a reabilitação como etapa obrigatória sempre que houver possibilidade de retorno ao trabalho em outra função

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:43h • 07 de dezembro de 2025

SP reforça segurança dos banhistas no litoral com mais guarda-vidas e bombeiros

Operação intensifica ações de prevenção, salvamento e monitoramento entre dezembro e março, período de maior movimento nas praias

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 07 de dezembro de 2025

Quatá realiza sorteio dos prêmios do IPTU 2025 no dia 22 de dezembro

Contribuintes devem depositar os cupons até as 9h45 na Prefeitura Municipal

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:28h • 07 de dezembro de 2025

Plataformas estrangeiras avançam no streaming, segundo Ancine

Panorama VOD 2025 aponta baixa circulação de obras nacionais e reforça necessidade de marco regulatório para ampliar visibilidade, diversidade e competitividade do audiovisual brasileiro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:01h • 07 de dezembro de 2025

Eliminação dos combustíveis fósseis é questão de tempo, afirma coordenadora científica da COP-30

Cientista Thelma Krug destaca avanços da conferência do clima durante palestra no Congresso de Iniciação Científica da Unesp

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025