• Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS
  • Centro de Assis vira ponto de encontro para fãs de carros antigos neste fim de semana
  • FEMA abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026 com curso inédito de Educação Física
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:29h • 18 de outubro de 2025

Brasil vai produzir remédios e vacinas com tecnologia avançada

Brasil vai produzir medicamentos para câncer, esclerose múltipla, e vacinas de VSR e mRNA

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF

Instituto Butantan teve quatro projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovados pelo governo federal
Instituto Butantan teve quatro projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovados pelo governo federal

O Instituto Butantan teve quatro projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovados pelo governo federal para o desenvolvimento e produção de medicamentos contra o câncer e esclerose múltipla, além de vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite em crianças, e de RNA mensageiro contra a Covid-19. O objetivo das PDPs é incorporar tecnologias modernas de produção de imunobiológicos ao parque industrial nacional, visando seu fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os medicamentos pembrolizumabe (para câncer) e natalizumabe (para esclerose múltipla) são anticorpos monoclonais – ou seja, anticorpos produzidos em laboratório que ajudam a reconhecer e combater organismos invasores e auxiliam no tratamento de doenças. Dessa forma, são medicamentos altamente específicos que agem diretamente no foco da doença.

Entre outras ações, a expansão do acesso a essas terapias no país envolverá a ampliação da fábrica de Produção de Anticorpos Monoclonais (PAM), localizada no Centro Bioindustrial do Butantan.

“Trata-se de uma transferência completa. Parte da infraestrutura nós já temos, que são as linhas de formulação e envase do produto, embalagem e controle de qualidade. Mas por conta dos projetos já existentes, vamos precisar fazer uma expansão na capacidade produtiva de IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo]”, afirma o diretor de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios do Butantan, Tiago Rocca.

A transferência de tecnologia e a produção local do pembrolizumabe envolve uma parceria entre o Butantan e a farmacêutica norte-americana MSD, enquanto a produção do natalizumabe está prevista no escopo de um acordo com a farmacêutica suíça Sandoz. Já a transferência tecnologia da vacina de VSR é fruto de uma parceria com a norte-americana Pfizer, e o imunizante de RNA mensageiro para prevenção da Covid-19, de um acordo com a Moderna.

Neste ano, o Butantan teve ainda outros projetos aprovados para o desenvolvimento de vacinas no âmbito dos editais de Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL). As parcerias contempladas envolvem o desenvolvimento e a produção das vacinas da dengue, gripe aviária, influenza para idosos e raiva. Além disso, o Instituto Butantan tem outras três PDPs atualmente vigentes, vinculadas à produção das vacinas HPV, hepatite A e dTpa.

Vacina de VSR

A vacina de VSR que está no escopo do Instituto Butantan e da Pfizer previne contra o principal causador de infecções como bronquiolite e pneumonia em crianças e bebês. O imunizante demonstrou 81,8% de eficácia em recém-nascidos durante os primeiros três meses de vida, após ser administrada em mulheres grávidas, segundo estudo clínico de fase 3 publicado na The New England Journal of Medicine. Até outubro de 2025, o VSR foi responsável por 42,1% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados pelo Ministério da Saúde, com mais de 79 mil infecções, de acordo com o Boletim InfoGripe.

Vacina de mRNA contra a Covid-19

A transferência tecnológica para o desenvolvimento e produção da vacina de mRNA contra Covid-19 é estratégica para o Butantan. “A vacina de mRNA é uma tecnologia que se demonstrou muito promissora durante a pandemia. Tendo o domínio dela, podemos desenvolver novas vacinas à base de RNA mensageiro e outros produtos e terapias, além da perspectiva da nacionalização dessa tecnologia”, esclarece o diretor.

O Butantan já conta com uma linha de formulação, envase e embalagem e possui recursos para a construção do Centro de Processamento de Recombinantes (CPR), espaço que será destinado para o desenvolvimento e a produção de imunobiológicos que usam a tecnologia de RNA mensageiro, que fica dentro do Centro de Produção Multipropósito de Vacinas do Butantan (CPMV).

A vacina contra Covid-19 é estratégica por ter grande relevância no calendário de imunizações brasileiro, devido à necessidade de ser atualizada anualmente com a cepa mais circulante, e por abranger um grande público-alvo.

“Faz sentido absorvermos a tecnologia e produzi-la localmente, visto que há uma grande necessidade de importação deste produto, além da questão da sazonalidade, que é enfrentar uma cepa que está circulando naquele momento. Por isso a fabricação nacional é extremamente estratégica”, ressalta o diretor de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios.

Pembrolizumabe

O anticorpo monoclonal pembrolizumabe é indicado para o tratamento de diferentes tipos de câncer, como melanoma, câncer de mama triplo negativo e câncer de pulmão, entre outros. Esta é a primeira iniciativa de uma indústria brasileira para facilitar o fornecimento da terapia aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A produção local deste medicamento vai fazer com que ele seja mais acessível à população brasileira, principalmente no sistema público. O produto tem uma série de indicações já aprovadas pelos órgãos reguladores para diferentes tratamentos de câncer, o que permite que se tenha um ganho de escala produzindo o mesmo medicamento para cânceres diferentes”, afirma Tiago Rocca.

Natalizumabe

A PDP entre Butantan e Sandoz para a transferência tecnológica e produção nacional do natalizumabe, que trata esclerose múltipla, é o segundo acordo do tipo firmado entre as duas organizações. O primeiro envolve a transferência tecnológica do medicamento adalimumabe, indicado contra artrite reumatoide, psoríase, doença de Crohn, entre outras doenças autoimunes.

“Já foi assinado o termo de compromisso que formaliza a entrada em fase 2 da PDP, em que as partes reconhecem o compromisso com a proposta apresentada e aprovada pelo Ministério. A partir disso, há um prazo para a elaboração e a aprovação dos contratos de transferência de tecnologia e fornecimento entre o Butantan e a Sandoz”, ressalta Tiago Rocca.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:50h • 16 de dezembro de 2025

Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS

Sequência inédita de registros do astrofotógrafo Ray mostra emissões de gás em múltiplas direções, variações na estrutura da coma e mudanças de comportamento conforme o objeto se aproxima de Júpiter

Descrição da imagem

Variedades • 20:31h • 16 de dezembro de 2025

Sem Papai Noel: países onde o personagem natalino já foi vetado ou substituído

Razões políticas, religiosas e culturais explicam por que o “bom velhinho” não é universal e encontra resistência em diferentes partes do mundo

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 16 de dezembro de 2025

Pet não é presente: antes de adotar ou comprar, entenda o compromisso de ter um animal em casa

ROYAL CANIN® alerta para os riscos de decisões impulsivas no fim do ano e reforça a importância do compromisso permanente com gatos e cães

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:00h • 16 de dezembro de 2025

Centro de Assis vira ponto de encontro para fãs de carros antigos neste fim de semana

Evento gratuito reúne veículos clássicos, jeeps, shows ao vivo e praça de alimentação no centro da cidade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:22h • 16 de dezembro de 2025

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

Descrição da imagem

Saúde • 17:02h • 16 de dezembro de 2025

Viagens longas podem causar dor nas articulações, saiba como evitar

Especialista explica por que longos períodos sentado aumentam dores nas articulações e aponta cuidados simples para tornar o trajeto mais confortável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:30h • 16 de dezembro de 2025

CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano e amplia atendimentos em dezembro

Entidade prevê aumento na procura por apoio emocional e mobiliza voluntários para manter a escuta 24 horas, inclusive no Natal e no Ano Novo

Descrição da imagem

Variedades • 16:11h • 16 de dezembro de 2025

Exemplos dentro de casa moldam hábitos financeiros por toda a vida

Planejar relembra cinco lições comuns deixadas pelos pais que influenciam decisões sobre dinheiro da infância à vida adulta

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025