• Prefeitura de Tarumã promove Feirão de Empregos nesta terça-feira, 18 de novembro
  • ADFESP convoca associados para Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira (18)
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 08:41h • 23 de janeiro de 2025

Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas

Superfície atingida é maior que o território da Itália, diz MapBiomas

Agência Brasil | Foto: Agência Santarém

O estado mais atingido pelo fogo no ano passado foi o Pará, seguido de Mato Grosso e do Tocantins.
O estado mais atingido pelo fogo no ano passado foi o Pará, seguido de Mato Grosso e do Tocantins.

O Brasil registrou aumento de 79% nas áreas queimadas de seu território, entre janeiro e dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, divulgados na quarta-feira (22), 30,8 milhões de hectares foram afetados pelo fogo nesse período.

A extensão da área queimada é superior à do território da Itália e a maior registrada desde 2019. O aumento representa crescimento de 13,6 milhões de hectares do que o fogo alcançou em 2023. A maior parte do território brasileiro consumido pelo fogo, 73%, foi de vegetação nativa, principalmente formações florestais.

Segundo os pesquisadores, o aumento das áreas queimadas está relacionado a um longo período seco enfrentado pelo país em decorrência do fenômeno El Niño – aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico –, que ocorreu entre 2023 e 2024. “’Os impactos dessa devastação expõem a urgência de ações coordenadas e engajamento em todos os níveis para conter uma crise ambiental exacerbada por condições climáticas extremas, mas desencadeada pela ação humana como foi a do ano passado”, explicou a coordenadora do MapBiomas Fogo, Ane Alencar.

O estado mais atingido pelo fogo no ano passado foi o Pará, seguido de Mato Grosso e do Tocantins, com 7,3 milhões, 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares de área queimada, respectivamente. Somente em dezembro, o país teve área equivalente a território um pouco menor que o Líbano consumida pelo fogo. O período concentrou 3,6% de toda a área queimada no país, com 1,1 milhão de hectares.

Biomas

Somente na Amazônia, queimaram-se 17,9 milhões de hectares, o que corresponde a mais da metade, 58%, da área afetada no país. No bioma, cerca de 6,8 milhões de hectares atingidos eram de formação florestal, superando a queima de pastagens, que ficou em torno de 5,8 milhões de hectares. “A mudança no padrão de queimadas é alarmante, pois as áreas de floresta atingidas pelo fogo tornam-se mais suscetíveis a novos incêndios. Vale destacar que o fogo na Amazônia não é um fenômeno natural, nem faz parte de sua dinâmica ecológica, sendo um elemento introduzido por ações humanas”, destaca o pesquisador do MapBiomas Fogo Felipe Martenexen,

Em dezembro, o bioma Amazônia respondeu por 88% do que se queimou no país, sendo 37,5% de área florestal. Foram 964 mil hectares de Amazônia, das quais 361 mil hectares eram de floresta.

No Cerrado, queimaram-se 9,7 milhões de hectares, dos quais 85% de vegetação nativa, principalmente formações savânicas. Comparado a 2023, houve aumento de 91% da área queimada, sendo a maior atingida desde 2019. “Historicamente, o Cerrado é um bioma que evoluiu com a presença do fogo, mas o fogo de forma natural, que ocorreria, por exemplo, ocasionado por raios, durante a transição entre a estação seca e a chuvosa. O que se observa é que tem aumentado muito a área queimada, principalmente na época da seca, impulsionada principalmente, por atividades humanas e pelas mudanças climáticas”, afirma Vera Arruda, pesquisadora do Mapbiomas.

No ano passado, o Pantanal teve 1,9 milhão de hectares atingidos pelo fogo; a Mata Atlântica, 1 milhão hectares; o Pampa, 3,4 mil hectares; e a Caatinga, 330 mil hectares.

De acordo com o pesquisador do Mapbiomas Eduardo Vélez, desde o início da série histórica, em 2019, esta foi a menor área queimada no Pampa. “Esse padrão está associado aos fortes efeitos do fenômeno El Niño, que, no sul do Brasil, se manifesta de modo inverso Houve grandes acumulados de chuva no primeiro semestre de 2024, quando notavelmente ocorreram as enchentes de maio de 2024”, lembrou Vélez.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:43h • 18 de novembro de 2025

AME Assis passa por auditoria para certificação ONA e avança em padrão de qualidade em saúde

Unidade gerida pela Santa Casa de Assis pode se tornar a primeira acreditada do Vale do Paranapanema pela Organização Nacional de Acreditação

Descrição da imagem

Cidades • 13:11h • 18 de novembro de 2025

Florínea realiza reunião do Conselho Municipal de Turismo na noite desta terça-feira

Encontro neste dia 18 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções, é aberto à população interessada em contribuir com o desenvolvimento do turismo local

Descrição da imagem

Classificados • 12:39h • 18 de novembro de 2025

Prefeitura de Tarumã promove Feirão de Empregos nesta terça-feira, 18 de novembro

Evento oferece mais de 50 vagas em diferentes áreas profissionais

Descrição da imagem

Policial • 12:03h • 18 de novembro de 2025

Governo de SP nomeia mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar

Remuneração básica inicial do cargo é de R$ 4,8 mil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:41h • 18 de novembro de 2025

SP amplia rede de acolhimento e prevenção ao uso de substâncias

Serão 19 novos equipamentos até o primeiro semestre de 2026, com capacidade para atender 2.800 pessoas e gerar 231 empregos diretos

Descrição da imagem

Educação • 11:18h • 18 de novembro de 2025

Unesp abre 451 vagas extras para participantes de olimpíadas científicas

Candidatos não precisam estar inscritos no Vestibular 2026; cadastro pode ser feito de forma gratuita

Descrição da imagem

Cidades • 11:13h • 18 de novembro de 2025

ADFESP convoca associados para Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira (18)

Reunião é neste dia 18 de novembro para eleição de diretoria e alterações estatutárias

Descrição da imagem

Saúde • 10:33h • 18 de novembro de 2025

Gestantes em áreas vulneráveis enfrentam maior risco de perda gestacional

Estudo da Fiocruz traz dados sobre gestação e situação socioeconômica

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?