• Nova diretoria do CIVAP é eleita com foco no desenvolvimento regional para 2025
  • Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 14,02%, diz Fenabrave
  • 25 vagas de emprego em Assis, Cândido Mota, Palmital, Tarumã e Paraguaçu: presenciais e remotas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:47h • 08 de janeiro de 2025

Brasil monitora surto de vírus respiratório na China

Risco de pandemia é baixo e medida tem caráter preventivo

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores.
O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores.

O Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado ao longo das últimas semanas na China. Segundo a pasta, o vírus responde por uma série de infecções respiratórias identificadas no país, sobretudo entre crianças.

“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes.”

De acordo com o ministério, as últimas atualizações de vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China mostram que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias registradas ao longo das últimas semanas foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior.

“No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.”

“Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da Saúde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias”, completou a nota.

A pasta voltou a incentivar a vacinação como medida preventiva para infecções respiratórias, incluindo a covid-19 e a gripe ou influenza – sobretudo entre grupos considerados prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.

De acordo com o ministério, as vacinas contra a covid-19 e a influenza continuam sendo eficazes contra formas graves de ambas as doenças, reduzindo o número de hospitalizações e mortes provocadas pelas variantes em circulação.

A nota também incentiva o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas gripais e resfriados, já que a estratégia contribui para diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus.

Entenda

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004. Desde então, tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias.

“É um vírus conhecido no mundo e comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que requerem internação”, destacou a pasta.

A vigilância do HMPV é feita através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), com a identificação de casos por meio dos núcleos hospitalares de epidemiologia em serviços de saúde, que monitoram a circulação de diversos patógenos respiratórios no país.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 13:31h • 09 de janeiro de 2025

Governo de SP conecta mão de obra a setores com alta demanda em 2025

Atualmente, os PATs oferecem mais de 10,8 mil vagas de emprego em todas as regiões do estado de São Paulo, contemplando áreas promissoras e setores que continuam aquecidos ao longo do ano

Descrição da imagem

Cidades • 13:03h • 09 de janeiro de 2025

Nova diretoria do CIVAP é eleita com foco no desenvolvimento regional para 2025

Prefeitos consorciados assumem novos cargos e prometem trabalhar pela união e avanços sustentáveis da região

Descrição da imagem

Variedades • 12:29h • 09 de janeiro de 2025

Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas

Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas, já que durante os dias de chuva o risco de raios exige atenção especial

Descrição da imagem

Economia • 12:03h • 09 de janeiro de 2025

Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 14,02%, diz Fenabrave

Em todos os segmentos, houve alta de 2,11% em relação a novembro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:38h • 09 de janeiro de 2025

Brasil tem 1 milhão de focos de queimada registrados em 5 anos

Ano com maior número de registros foi o de 2024

Descrição da imagem

Política • 11:16h • 09 de janeiro de 2025

Mudanças no BPC: o que é verdade e o que é boato

Diante da recente sanção da Lei nº 15.077 e com objetivo de combater "fake news", o MDS compilou as principais alterações nas regras para esse benefício

Descrição da imagem

Classificados • 10:47h • 09 de janeiro de 2025

CPNU: começou reembolso da taxa de inscrição

Mais de 29 mil pessoas já foram reembolsadas

Descrição da imagem

Classificados • 10:00h • 09 de janeiro de 2025

Correios lança edital de inovação aberta para soluções operacionais

Inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro

As mais lidas

Variedades

Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada

Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025