• Alerta de verão: Óculos de sol falsos podem causar danos silenciosos à visão
  • Xuxa esgota ingressos em poucas horas e abre data extra de show no Allianz Parque
  • Juros do empréstimo pessoal atingem maior nível desde 1997, aponta Procon-SP
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:10h • 09 de agosto de 2025

Brasil fora do roteiro: o crescimento do interesse por destinos alternativos

Tendência entre os viajantes do mundo todo, os destinos não consolidados são uma boa opção para quem quer tranquilidade fora de locais "badalados"

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Destinos MTur

A tranquilidade e a preservação desses ambientes também contribuem para um descanso de melhor qualidade e uma conexão mais profunda com a natureza.
A tranquilidade e a preservação desses ambientes também contribuem para um descanso de melhor qualidade e uma conexão mais profunda com a natureza.

O litoral brasileiro possui mais de 2 mil praias espalhadas pelas cinco regiões do país. Além das "famosinhas”, como Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro, existem também as que são refúgios desertos e paradisíacos, os chamados “destinos alternativos”.

E não é à toa, cada vez mais, os viajantes ao redor do mundo estão priorizando descobrir lugares que poucos conhecem: uma praia quase deserta, um vilarejo charmoso, uma cachoeira escondida na mata. Esse desejo é uma das principais tendências que estão moldando as viagens em 2025, como aponta a Revista Tendências do Turismo, uma publicação do Ministério do Turismo em parceria com a Embratur.

Os números confirmam essa busca por tranquilidade. A pesquisa revela que a maioria dos viajantes (63%) estão abertos a explorar lugares menos conhecidos, e muitos (44%) até evitam marcar a localização de suas fotos nas redes sociais, em um gesto de proteger a paz de suas descobertas. É um movimento que valoriza mais a qualidade da experiência do que a popularidade do destino, especialmente entre os viajantes mais jovens.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Brasil é um celeiro desse tipo de experiência e a tendência é uma oportunidade para ampliar a visibilidade mundial do país. "O desejo do viajante por autenticidade nos permite desenvolver e promover para além dos cartões-postais brasileiros já consolidados. Nosso trabalho com a regionalização do turismo e o apoio a novos roteiros vai exatamente ao encontro dessa busca, gerando renda e desenvolvimento de forma mais distribuída por todo o território nacional", afirma o ministro.

Praias alternativas

 Optar por praias menos conhecidas oferece aos turistas a oportunidade de vivenciar experiências autênticas. Isso inclui um contato mais próximo com as tradições locais e a chance de saborear a culinária regional.

A tranquilidade e a preservação desses ambientes também contribuem para um descanso de melhor qualidade e uma conexão mais profunda com a natureza. Para quem deseja se inspirar e encontrar seu próprio refúgio, o Brasil oferece incontáveis tesouros. A Agência de Notícias do Turismo relacionou alguns desses refúgios brasileiros. Confira!

Praia de Algodoal (PA) - Na Ilha de Maiandeua, a vila de Algodoal é um convite para se desconectar de verdade. Lá, o som que se ouve não é o de motores, pois o transporte é feito por charretes, preservando uma atmosfera rústica e de paz. Com praias extensas, dunas e manguezais, é o destino ideal para quem busca um contato profundo com a natureza.

Península de Maraú (BA) – O grande tesouro da península é a praia de Taipu de Fora. Na maré baixa, a barreira de corais revela imensas piscinas naturais, que se transformam em verdadeiros aquários cheios de vida marinha, perfeitos para um mergulho tranquilo e contemplativo. É o destino ideal para quem quer uma experiência mais profunda com a natureza, longe da agitação dos grandes centros turísticos.

Lagoinha do Leste (SC) - Lagoinha do Leste é um tesouro guardado pela natureza. O acesso, feito apenas por trilha, garante uma praia praticamente isolada, onde a recompensa é um cenário de beleza única e uma sensação de total exclusividade.

Praia do Sono (RJ) - No Rio de Janeiro, a Praia do Sono faz jus ao nome. Com acesso limitado que preserva sua simplicidade, é o lugar perfeito para quem busca uma calma intensa, ideal para descansar a mente e renovar as energias ao som do mar.

Como se planejar? 

Para conhecer praias pouco badaladas, é crucial planejar com antecedência. Antes de partir, verifique o acesso, opções de hospedagem e a infraestrutura disponível. Também deve-se priorizar o respeito à natureza e às tradições locais para preservar o encanto desses destinos.

Por isso, informe-se sobre as estradas de acesso, transporte local e as opções de alimentação disponíveis. Prepare-se com itens básicos como água, protetor solar e repelente, especialmente para locais de difícil acesso.

Ah, e lembre-se: sempre leve seu lixo de volta! Evite qualquer impacto no ecossistema, siga as orientações das comunidades locais e prefira estabelecimentos e serviços oferecidos pelos moradores para manter a autenticidade da experiência.

Futuro 

A crescente busca por esses refúgios traz uma importante reflexão: como garantir que esses paraísos continuem preservados para as futuras gerações?

Fazer escolhas conscientes é o primeiro passo dessa missão, por isso, selos como o Bandeira Azul ajudam o viajante nessa missão. O programa é um prêmio internacional e certifica praias e marinas que cumprem rigorosos critérios de sustentabilidade, servindo como um guia para quem busca destinos que cuidam do meio ambiente. O Brasil é o país com mais destinos premiados na América do Sul, são mais de 49 destinos premiados pela iniciativa. A lista completa você encontra clicando aqui.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:28h • 18 de dezembro de 2025

Hóspedes passam a ter garantia mínima de 21 horas de permanência em hotéis

Portaria do Ministério do Turismo define limites de permanência, tempo para limpeza e avança no uso do pré-check-in digital

Descrição da imagem

Variedades • 19:36h • 18 de dezembro de 2025

Alerta de verão: Óculos de sol falsos podem causar danos silenciosos à visão

Falta de proteção contra raios ultravioleta pode provocar danos oculares ao longo do tempo, alertam especialistas

Descrição da imagem

Educação • 18:41h • 18 de dezembro de 2025

Brasileiros buscam mais cursos de oratória e comunicação cresce 23% em 2025

Interesse por falar melhor em público impulsiona pesquisas sobre aulas, técnicas de comunicação e opções gratuitas na internet

Descrição da imagem

Variedades • 17:33h • 18 de dezembro de 2025

Verão começa no Hemisfério Sul e não está ligado à proximidade da Terra com o Sol

Solstício de dezembro marca a estação mais quente do ano no Sul, fenômeno está ligado à inclinação do eixo terrestre, não à proximidade com o Sol

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:09h • 18 de dezembro de 2025

Xuxa esgota ingressos em poucas horas e abre data extra de show no Allianz Parque

Sucesso imediato da pré-venda confirma força da Rainha dos Baixinhos entre gerações e impulsiona nova apresentação em São Paulo

Descrição da imagem

Economia • 16:37h • 18 de dezembro de 2025

Juros do empréstimo pessoal atingem maior nível desde 1997, aponta Procon-SP

Taxa média sobe em 2025, amplia diferença entre bancos e reforça alerta para uso consciente do crédito

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:10h • 18 de dezembro de 2025

Como organizar as férias para crianças com autismo sem perder a rotina

Terapeuta ocupacional orienta famílias sobre rotina, brincadeiras e estímulo à autonomia fora do período escolar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:50h • 18 de dezembro de 2025

Natal Feliz Maracaí 2025 segue com chegada do Papai Noel e entrega de brinquedos

Programação gratuita acontece na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, com atividades para crianças e famílias em diferentes pontos da cidade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025