• Espetáculo que une circo e música, 'Forró da Palhaça Papoula' chega a Assis com apresentações gratuitas
  • Oportuna 2025 começa hoje em Cândido Mota com foco no futuro do mercado de trabalho
  • Dia Mundial da Segurança do Paciente, enfermeira de Assis reforça 6 metas internacionais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:17h • 14 de dezembro de 2024

Brasil está perto de alcançar meta de vacinação contra o vírus do HPV

Vacinação aumentou mais de 42% em relação a 2022. Entre adolescentes com 14 anos, a cobertura vacinal passou de 96%

Da Redação com informações da Agência Gov | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O principal objetivo é alcançar adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados dentro da faixa etária recomendada inicialmente.
O principal objetivo é alcançar adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados dentro da faixa etária recomendada inicialmente.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil está próximo de alcançar a meta de vacinação contra o HPV . O objetivo do ministério é chegar a 90% do público-alvo, composto por meninas e meninos de 9 a 14 anos. O resultado é uma continuação do que já vinha ocorrendo nos últimos dois anos. No ano passado, quase 85% do público-alvo já tinha sido imunizado. Entre adolescentes com 14 anos, a cobertura passou de 96%.

Entre 2022 e 2023, as doses aplicadas da vacina HPV aumentaram mais de 42% - de 4,3 milhões para mais de 6,1 milhões de doses aplicadas. Entre o público feminino, o aumento foi de 16%. Já no público masculino, o incremento chega a 70%. Isso se deve ao fato das meninas se vacinarem mais, uma vez que o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que os números são consequência também do trabalho feito nas escolas. “Essa estratégia foi fundamental, aproximando o cuidado da população e fortalecendo a cultura da prevenção desde a infância. Esse é um compromisso do governo com a saúde pública e a proteção das futuras gerações, reafirmando nosso dever de levar políticas de prevenção onde o público-alvo está”, reforçou.

“Os programas de vacinação nas escolas contribuem porque o adolescente não vai para o posto, então precisamos fortalecer a vacinação nas escolas”, complementa o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Apesar dos avanços, Gatti alerta que é preciso ampliar a vacinação de crianças de 9 anos, além dos meninos. Desde 2014, quando a vacinação contra o HPV começou no Brasil, a proporção de meninos que receberam uma dose da vacina foi 24,2 pontos percentuais menor do que a de meninas.

Resgate vacinal

Nesta direção, o principal objetivo é alcançar adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados dentro da faixa etária recomendada inicialmente, ou seja, que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente. Os estados com as maiores porcentagens de jovens não vacinados são: Rio de Janeiro, Acre, Distrito Federal, Roraima e Amapá.

Eder Gatti também destacou o desafio da comunicação para mobilizar a população a se vacinar e combater desinformações. Para ele, a vacina contra o HPV foi injustiçada pelas suspeitas de eventos adversos, apesar da investigação provar não haver relação com o imunizante.

“É uma vacina com uma tecnologia fantástica, com eficácia e segurança alta, que não tem evento de alteração orgânica importante. E agora ela é aplicada em apenas uma dose, o que facilita a operação. É um imunizante que vai nos ajudar a eliminar o câncer de colo de útero”, aponta.

Sobre o HPV

Apesar da repercussão grave mais frequente do HPV ser o câncer de colo de útero, a infecção pelo vírus também pode causar câncer no pênis, ânus, boca e garganta. Além disso, a principal via de transmissão do vírus é a sexual, por isso a imunização dos meninos também é essencial para evitar a disseminação do HPV.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 17:11h • 17 de setembro de 2025

3º FEMA Running será em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km

Evento integra comemorações dos 40 anos da FEMA e destinará arrecadação da caminhada a ações sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:43h • 17 de setembro de 2025

Fiocruz alerta para contaminação da Amazônia por plásticos

Estudo mostra poluição generalizada e riscos para ribeirinhos

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 17 de setembro de 2025

Palmital realiza exame de Papanicolau em horário estendido nesta quarta-feira

Atendimento será das 18h às 21h na ESF Paraná “Dorival Gaspar”, facilitando o acesso das mulheres ao preventivo

Descrição da imagem

Policial • 15:00h • 17 de setembro de 2025

Nova turma de policiais femininas é formada para atuar na Cabine Lilás

Agentes serão distribuídas na capital e no interior paulista para garantir suporte e acolhimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar

Descrição da imagem

Variedades • 14:51h • 17 de setembro de 2025

Como conciliar trabalho e rotina escolar sem perder a conexão com os filhos

Especialista alerta para os riscos da ausência emocional e sugere ações simples para fortalecer vínculos familiares mesmo com rotinas intensas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:27h • 17 de setembro de 2025

Reatores solares da Unicamp promovem descontaminação sustentável da água

Pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp desenvolveram reatores alimentados por energia solar capazes de remover contaminantes da água e converter gás carbônico em etanol, oferecendo uma solução ambientalmente sustentável e eficiente

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:38h • 17 de setembro de 2025

Avanço suíço em tecnologia oftalmológica chega ao Brasil para tratar retina e glaucoma

Sistema OS 4, utilizado também no tratamento de catarata e glaucoma, garante maior precisão e segurança em cirurgias oculares

Descrição da imagem

Cidades • 13:12h • 17 de setembro de 2025

Cruzália abre inscrições para o 1º Acampa Kids no Ginásio de Esportes

Evento será realizado no dia 10 de outubro, a partir das 18h30, com atividades voltadas para crianças de 4 a 11 anos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?