Educação • 15:06h • 24 de setembro de 2024
Brasil é líder na América Latina com 15 universidades federais no ranking global
Instituições vinculadas ao MEC se destacam no Academic Ranking of World Universities 2024, consolidando o Brasil como líder na América Latina
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Artur Moês/UFRJ
O Brasil se destacou no Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU), elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, com 18 universidades classificadas, sendo 15 delas instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). Esse levantamento, que avaliou mais de 2,5 mil universidades ao redor do mundo, colocou o Brasil como o país com o maior número de universidades classificadas na América Latina.
Entre as universidades brasileiras classificadas estão as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Paraná (UFPR), Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM), São Paulo (Unifesp), Brasília (UnB), São Carlos (UFSCar), Viçosa (UFV), Bahia (UFBA), Ceará (UFC), Goiás (UFG), Pernambuco (UFPE) e Pelotas (UFPel). Junto a essas, também figuram as universidades estaduais de São Paulo (USP), Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp).
O ARWU é considerado um dos rankings universitários mais influentes do mundo, publicado desde 2003. A classificação utiliza quatro critérios principais: a qualidade da educação (medida pelo número de ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields), a qualidade da instituição (com base em prêmios recebidos por colaboradores e pesquisadores altamente citados), o impacto da pesquisa acadêmica (avaliado pela publicação de artigos em revistas de renome como Nature e Science), e o desempenho per capita (medido pela performance acadêmica por pessoa).
Os Estados Unidos dominaram as três primeiras posições do ranking, com Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), mas o destaque brasileiro reafirma a relevância das universidades federais no cenário acadêmico global. A presença marcante dessas instituições reflete o esforço contínuo do Brasil em promover a qualidade do ensino superior e a excelência em pesquisa, principalmente por meio do MEC.
Com a consolidação no ranking, as universidades brasileiras, especialmente as federais, reafirmam sua importância na produção de conhecimento e inovação, além de sua capacidade de competir em nível global.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social