Cultura e Entretenimento • 13:10h • 20 de novembro de 2024
Brasil e China assinam memorando para cooperação em audiovisual e novas mídias
Acordo firmado na segunda (18) abrange a produção de obras, organização de eventos culturais e intercâmbio técnico
Da Redação/Agência Gov | Foto: Filipe Araújo/MinC
Em reunião bilateral na última segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, onde é realizada a Cúpula de Líderes do G20, Brasil e China assinaram um memorando de entendimento (MoU) para cooperação no setor audiovisual e de novas mídias. O acordo foi celebrado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; e pelo presidente e editor-chefe do China Media Group (CMG), Shen Haixiong.
“Brasil e China têm uma relação muito proveitosa na seara da cultura. Estamos buscando fortalecer essa ponte cultural e é muito especial a maneira como isso está se constituindo”, declarou a ministra na solenidade no Museu de Arte do Rio (MAR).
O dirigente do CMG destacou a importância da parceria. “Aproveitando essa ocasião do G20, nós consideramos que podemos reforçar ainda mais as cooperações na cultura e no audiovisual entre nossos países”.
O acordo firmado tem como objetivo estimular o fortalecimento do intercâmbio entre Brasil e China e a cooperação cultural; aprofundar a compreensão mútua entre os dois países e contribuir para o desenvolvimento das relações entre ambos.
A cooperação bilateral engloba a possibilidade de colaboração na produção de obras audiovisuais, em projetos conjuntos, e na organização de eventos culturais, promovendo a difusão do patrimônio cultural das duas nações.
Prevê ainda a promoção de intercâmbio técnico de pessoal, além da criação de oportunidades de comunicação e de formação para profissionais dos dois países.
Também participaram da atividade o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares; o secretário-Executivo adjunto, Cassius Rosa; o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge; o coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura no G20, Bruno Melo; e o assessor especial da ministra, Carlos Paiva.
O CMG esteve representando ainda pelo integrante Conselho Editorial, Qi Zhuquan; o diretor do Escritório Editorial Geral; Liang Jianzeng; e o presidente para a América Latina, Zhu Boying.
Sobre o China Media Group
Fundado em 2018, o China Media Group é a maior empresa estatal de mídia do país asiático. Nasceu a partir da fusão da CCTV (Televisão Central da China), CGTN (China Global Television Network), CNR (Rádio Nacional da China) e CRI (Rádio Internacional da China). Foi criado para operar como holding dos serviços nacionais e internacionais de transmissão de rádio e televisão da China. Além disso, também atua na área de streaming e de novas mídias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social