Gastronomia & Turismo • 13:10h • 08 de agosto de 2024
Brasil e Chile se unem para fortalecer o turismo na América do Sul
Acordo assinado em Santiago busca aumentar o fluxo de turistas e promover investimentos no setor
Da Redação | Com informações do MTur | Foto: Ricardo Sruckert
Na segunda-feira, 5 de agosto, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Gabriel Boric, assinaram um acordo em Santiago que visa fortalecer o turismo entre os dois países. O Plano de Ação, também assinado pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e pela subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, contempla diversas iniciativas para promover a troca de turistas, melhorar a infraestrutura e atrair investimentos.
O Chile é um mercado prioritário para o turismo brasileiro, sendo o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil no primeiro semestre de 2024, com 332.728 visitantes, atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos. "Queremos estreitar ainda mais as relações, ampliando a oferta de voos, atraindo investimentos e estimulando parcerias no setor turístico", afirmou o ministro Celso Sabino.
O acordo estabelece várias áreas de cooperação, incluindo o intercâmbio técnico entre profissionais do turismo, facilitação do fluxo turístico, compartilhamento de informações e estatísticas, treinamento e assistência técnica, promoção de eventos turísticos, facilitação de investimentos recíprocos e a troca de experiências em segmentos específicos do turismo. O Plano de Ação terá uma vigência de três anos.
Além disso, o Brasil inaugurou em dezembro de 2023 o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas, localizado no Rio de Janeiro. Esta unidade se dedicará ao desenvolvimento do turismo na América Latina e Caribe, focando em captar recursos e investir na qualificação profissional do setor. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com o crescimento e a inovação no turismo regional.
A parceria entre Brasil e Chile promete trazer benefícios significativos para ambos os países, fortalecendo a indústria do turismo e promovendo o intercâmbio cultural e econômico na América do Sul.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social