• Suspeito é capturado por policiais civis após perseguição em ruas da região central de Assis
  • Assis estrutura política oficial de turismo e busca inclusão no mapa nacional
  • Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:32h • 25 de agosto de 2025

Brasil avança na vacinação contra HPV e supera média global

Cobertura entre meninas superou 82% em 2024. Entre meninos, também houve um salto com a retomada das ações de vacinação no país

Agência Gov | Foto: Julia Prado/MS

Desde 2024, o Brasil adotou o esquema vacinal contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses.
Desde 2024, o Brasil adotou o esquema vacinal contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses.

O Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal contra o HPV entre meninas de 9 a 14 anos em 2024, superando a média global de 12%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura chega a 67%. A vacina protege contra diversos tipos de câncer associados ao HPV, incluindo colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço, além de verrugas genitais.

Desde 2023, o país tem registrado avanços na vacinação, revertendo a tendência de queda nas coberturas vacinais em 15 das 16 vacinas ofertadas ao público infantil. Os avanços são resultado da retomada do Programa Nacional de Imunizações (PNI) , da garantia da oferta de vacinas, da realização de mobilizações nacionais, da vacinação em escolas e da implementação de estratégias adaptadas à realidade de cada região.

Entre meninas, a cobertura vacinal do HPV passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024, enquanto entre os meninos o salto foi de 45,46% para 67,26%, evidenciando crescimento contínuo – um aumento de 22% em apenas dois anos. A inclusão de meninos no esquema vacinal também representa um avanço nas iniciativas do Brasil para ampliar a proteção de crianças contra a meningite .

Para ampliar a proteção entre adolescentes, o Ministério da Saúde implementou a estratégia de resgate vacinal para jovens de 15 a 19 anos que não se vacinaram anteriormente. Até 21 de agosto, mais de 106 mil adolescentes dessa faixa etária já foram vacinados. Estados com maior número de não vacinados, como São Paulo e Rio de Janeiro, iniciaram a estratégia recentemente, e a expectativa é de que a adesão aumente nas próximas semanas.

A pasta também fortalece parcerias com sociedades científicas, organizações não governamentais e o Ministério da Educação, promovendo ações como vacinação em escolas, campanhas educativas e combate à desinformação.

Esquema vacinal

Desde 2024, o Brasil adotou o esquema vacinal contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses. A iniciativa faz parte do compromisso do Brasil com a OMS para eliminar o câncer de colo do útero, que prevê atingir 90% de cobertura vacinal entre meninas até 2030.

O país foi além da meta ao incluir também os meninos e, em 2024, passou a adotar a dose única da vacina contra o HPV, em linha com recomendações internacionais.

Desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) já distribuiu mais de 75 milhões de doses, consolidando uma das políticas de vacinação mais abrangentes do mundo. O programa inclui meninos, imunossuprimidos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP e crianças com papilomatose respiratória recorrente.

Para pessoas imunocomprometidas, como aquelas vivendo com HIV/AIDS , pacientes oncológicos e transplantados, o esquema permanece em três doses, independentemente da idade. Além disso, pessoas vítimas de violência sexual e usuários de PrEP entre 15 e 45 anos devem receber três doses da vacina, enquanto crianças e adolescentes de 9 a 14 anos vítimas de violência sexual continuam com duas doses.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:21h • 25 de agosto de 2025

OLX, Temu e AliExpress estão entre os e-commerces que mais geram desconfiança no Brasil

Estudo aponta que 71% dos consumidores já identificaram anúncios falsos em redes sociais e alertam para risco de golpes digitais

Descrição da imagem

Mundo • 19:33h • 25 de agosto de 2025

Estudos comprovam: filhos de pais ativos têm notas mais altas e mais autoconfiança

Presença paterna ou de figuras substitutas influencia notas, comportamento e até autoestima das crianças

Descrição da imagem

Policial • 18:48h • 25 de agosto de 2025

Suspeito é capturado por policiais civis após perseguição em ruas da região central de Assis

Suspeito de 27 anos foi detido após perseguição a pé e encaminhado ao sistema prisional da região

Descrição da imagem

Saúde • 18:44h • 25 de agosto de 2025

Aromaterapia ganha espaço no cuidado com idosos e atletas; conheça os benefícios

Óleos essenciais são aliados naturais para bem-estar, sono, memória e até desempenho esportivo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:39h • 25 de agosto de 2025

Iniciativas públicas e comunitárias aproximam brasileiros dos livros

Brasil tem 6.021 bibliotecas públicas e comunitárias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:13h • 25 de agosto de 2025

Plantas no Mediterrâneo florescem até 18 dias mais cedo por causa das mudanças climáticas

Estudo com participação da Unesp mostra impactos no ecossistema e alerta para riscos na polinização e na produção de alimentos

Descrição da imagem

Cidades • 16:41h • 25 de agosto de 2025

Cidadania Itinerante de SP leva serviços essenciais a oito cidades nesta semana

Iniciativa conta com unidades móveis equipadas e uma equipe especializada para garantir atendimento ágil, sem burocracia, especialmente para moradores de áreas afastadas de unidades fixas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:19h • 25 de agosto de 2025

Webinar reúne jornalistas para debater fact-checking e combate à desinformação

Encontro promovido pela LatAm Intersect discute fact-checking, apresenta ferramentas tecnológicas e incentiva boas práticas informativas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?