Mundo • 12:30h • 11 de agosto de 2024
Brasil 2050: o plano do governo para um futuro mais justo e sustentável
Estratégia Brasil 2050 prevê diretrizes para o desenvolvimento nacional, abrangendo inovação, produtividade e resposta às mudanças climáticas
Da Redação | Com informações do Ministério do Planejamento | Foto: Arquivo
O governo federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), publicou no dia 8 de agosto uma portaria que define os procedimentos e o cronograma para a formulação da Estratégia Brasil 2050. Essa estratégia visa orientar o desenvolvimento do país nas próximas décadas, com foco em reduzir as desigualdades sociais e regionais, aumentar a produtividade e inovação, e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O processo de elaboração, liderado pela Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan), deve ser concluído até 31 de julho de 2025.
A ministra Simone Tebet apresentou o plano de trabalho ao presidente Lula em junho e reforçou a agenda durante a reunião ministerial de 8 de agosto. O plano segue o exemplo de práticas internacionais de planejamento a longo prazo, já adotadas por 17 estados brasileiros e o Distrito Federal. Ao longo do segundo semestre de 2024, o governo promoverá um diálogo nacional, envolvendo diversos setores da sociedade, para definir o Brasil que se deseja em 2050 e as metas para alcançar esse objetivo.
Na esteira da elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA 2024-2027), a Estratégia Brasil 2050 parte de uma reflexão profunda sobre o futuro do país, buscando responder a três perguntas essenciais: que país somos hoje; que país queremos ser em 2050; e como vamos chegar lá. Para a ministra Simone Tebet, o plano visa concretizar os objetivos fundamentais estabelecidos no Artigo 3º da Constituição Federal, que incluem construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação. Esses princípios servirão como pilares para guiar o Brasil em direção a um futuro mais equitativo, inclusivo e sustentável.
A Estratégia Brasil 2050 será baseada nos eixos estratégicos do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com a inclusão de indicadores-chave e metas nacionais, monitoráveis pela sociedade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social