Classificados • 09:10h • 10 de agosto de 2024
Banco de Candidatos do Concurso Nacional Unificado terá mais de 13 mil pessoas em lista de espera
Novo modelo de seleção amplia chances de aprovação e possibilita futuras convocações para vagas temporárias
Da Redação | Com informações do Ministério da Gestão e Inovação | Foto: Divulgação
No próximo dia 18 de agosto, será realizado o aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), adiado por três meses devido às chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) adotou um modelo de seleção inédito, permitindo que os candidatos concorram a diversos cargos e escolham a ordem de preferência. Este formato, similar ao do Exame Nacional do Ensino Médio, amplia as chances de aprovação para os mais de 2,1 milhões de inscritos que disputarão 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Além das vagas imediatas, será formado um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera, aumentando ainda mais as chances de convocação futura.
O Banco de Candidatos será formado com o dobro do número de vagas imediatas de cada bloco temático. Por exemplo, no Bloco 7, serão convocados 1.748 aprovados para as vagas imediatas e outros 3.496 ficarão no Banco. No total, mais de 13 mil candidatos estarão classificados na lista de espera em todo o Banco de Candidatos. Serão considerados classificados os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, conforme o cargo e especialidade escolhidos na inscrição, e considerando as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
O modelo permite que candidatos não aprovados em sua primeira opção de cargo possam atingir a nota mínima para entrar em seu segundo cargo prioritário, mantendo-se no banco de candidatos para a primeira opção. Assim, têm chance de serem chamados posteriormente para cargos melhores que surgirem futuramente. Este sistema garante que, mesmo assumindo uma vaga de menor preferência, os candidatos podem ser convocados para posições mais desejadas caso atinjam os pré-requisitos.
As convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ocorrer a cada seis meses ou conforme a necessidade. Além disso, os candidatos na lista de espera podem ser chamados para assumir vagas temporárias no serviço público federal, mantendo sua classificação no Banco de Candidatos para futuras vagas efetivas. O concurso terá validade de 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, assegurando que os candidatos possam ser chamados o mais breve possível e possibilitando a realização de novas edições do concurso unificado em breve.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social