• Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app
  • Prefeitura de Assis abre inscrições para cursos gratuitos de pizzas e hambúrguer artesanal
  • Sinal em 1420 MHz emitido por 3I/Atlas surpreende observatórios e revela segundo objeto sincronizado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 07 de janeiro de 2025

Bahia e Paraíba lideram crescimento entre os destinos mais procurados para o verão

Busca se reflete no desempenho da região Nordeste, que ocupa 53% das preferências nacionais

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: MTur Destinos

Itacaré (BA) e João Pessoa (PB): mais da metade dos brasileiros (54%) entrevistados escolheu praia como principal destino para curtir as férias
Itacaré (BA) e João Pessoa (PB): mais da metade dos brasileiros (54%) entrevistados escolheu praia como principal destino para curtir as férias

O verão chegou e viajar está entre os principais desejos dos brasileiros. O levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 - Comportamento da População Brasileira, feito pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, revelou que 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Os estados da Bahia e da Paraíba surgem como destaque da temporada.

A Bahia, tradicionalmente um dos destinos mais cobiçados do país, foi escolhida por 16% dos entrevistados, um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao verão anterior. Esse número confirma a liderança baiana entre os destinos mais desejados, à frente de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Além da Bahia, a Paraíba surpreendeu com um crescimento em relação ao estudo anterior. O estado passou de 2% para 7% de intenção de visita, um avanço expressivo que evidencia o crescimento do turismo local e o reconhecimento de suas belas praias e riquezas culturais.

Os dados reafirmam a preferência dos brasileiros por destinos de sol e praia. Eles representam 54% das escolhas para as férias de verão. Essa busca se reflete no desempenho da região Nordeste, que ocupa o topo da lista com 53% das preferências nacionais, 11 pontos acima da intenção registrada na última edição da pesquisa.

Outros estados do Nordeste também apresentaram aumento significativo. O Ceará subiu de 7% para 9%, e Sergipe foi de 1% para 4%.

Paraíba

O salto registrado pela Paraíba demonstra o fortalecimento do estado como um destino turístico em expansão. A combinação entre suas praias paradisíacas, como Tambaba e Coqueirinho, e o charme histórico da capital João Pessoa atrai cada vez mais visitantes em busca de tranquilidade, belezas naturais e cultura.

Um levantamento recente realizado pela plataforma de viagens Booking.com mostrou que João Pessoa está entre as tendências de viagem para 2025, junto a cidades como San Pedro de Atacama (Chile), Willemstad (Curaçao), Tignes (França), Naha (Japão) e Villajoyosa (Espanha).

Enquanto isso, a Bahia segue consolidada no topo das preferências, com destinos mundialmente conhecidos, como Salvador, Morro de São Paulo e Porto Seguro, além de suas belas praias, saborosa culinária e rica cultura baiana.

Outras regiões

Atrás do Nordeste, o Sudeste possui os destinos preferidos para as férias de verão dos turistas que irão viajar pelo Brasil, estando na preferência de 37% dos entrevistados, tendo como destaques São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (14%). A Região Sul vem logo em seguida, citada por 20% dos participantes do levantamento. O estado de Santa Catarina foi onde houve o maior aumento, saltando de 9% para 12% entre um ano e outro. As regiões Norte e Centro-Oeste concentram, cada uma, 5% das viagens a lazer neste Verão.

Metodologia

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 13:44h • 04 de dezembro de 2025

Unicamp abre inscrições para 133 vagas olímpicas que dão acesso à universidade

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2024 e 2025

Descrição da imagem

Classificados • 13:10h • 04 de dezembro de 2025

Processo seletivo da Educação 2026 entra na reta final em Assis

Inscrições terminam no dia 5 de dezembro e vagas contemplam professores e profissionais de apoio escolar

Descrição da imagem

Cidades • 12:39h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura amplia horário da UDM e facilita retirada de medicamentos

UDM da CAF Nova passa a funcionar até as 19h para facilitar o acesso da população aos medicamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:02h • 04 de dezembro de 2025

Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal

Agenda reúne missas, encontros de preparação espiritual, cantata e celebrações do fim de ano abertas à comunidade

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura de Assis assumirá temporariamente a operação do Aterro de Inertes

Intervenção ocorre após constatação de irregularidades e atende solicitação dos caçambeiros, que apoiaram a decisão em reunião na quarta-feira

Descrição da imagem

Cidades • 11:18h • 04 de dezembro de 2025

Marília: Prefeitura divulga mutirões de emprego para esta sexta-feira, dia 5

Empresas Carino e DHL/Mercado Livre farão seleção

Descrição da imagem

Educação • 10:26h • 04 de dezembro de 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem

Segundo Manoel Palacios, anulação de três questões foi preventiva

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 04 de dezembro de 2025

Deputado quer legalizar spray de pimenta para autodefesa feminina em SP

Projeto de lei em São Paulo propõe regulamentar o uso de sprays de pimenta para ampliar a proteção de mulheres e garantir acesso gratuito a vítimas com medida protetiva