• Trailer e cartaz de “Michael” revelam cinebiografia do maior astro pop da história
  • Carnaval regional, Florínea anuncia atrações do Cai Na Folia 2026
  • Nem sempre é tráfego: por que leads qualificados se perdem dentro das agências
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:35h • 14 de abril de 2025

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Promessa é de segurança sem comprometer o meio ambiente

Agência Brasil | Foto: CNPEM/Divulgação

Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.
Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram uma nova embalagem antiestática e sustentável, feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e de negro de fumo, material produzido pela combustão incompleta de matéria vegetal, como carvão e alcatrão de carvão, ou produtos petrolíferos.

O material promete aumentar a segurança e reduzir danos por descargas eletrostáticas de dispositivos eletrônicos sensíveis, como chips, semicondutores e outros componentes eletrônicos. Com alto valor, estes itens estão presentes em computadores, celulares, TVs e até automóveis.

Chamado de criogel condutivo, o produto, além de garantir segurança, não compromete o meio ambiente. A ideia é a que o criogel condutivo substitua o produto plástico, altamente poluente.

“Nosso objetivo é oferecer uma alternativa sustentável para a indústria de embalagens de produtos eletrônicos sensíveis, substituindo materiais plásticos por opções menos poluentes e de alto desempenho”, explica a coordenadora do estudo, Juliana Bernardes.

A pesquisa do CNPEM que resultou no produto, publicada na revista Advanced Sustainable Systems, foi financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Além de Juliana, o estudo é assinado pelas pesquisadoras Gabriele Polezi, Elisa Ferreira, e pelo pesquisador Diego Nascimento, todos do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM.

O produto não tem similares no mercado e já teve a patente depositada. O CNPEM buscará, por meio de Assessoria de Inovação, parcerias com empresas dispostas a investir na produção em escala industrial.

Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.

“Sua capacidade de conduzir eletricidade pode ser ajustada conforme a necessidade: em baixas concentrações de negro de fumo (1% a 5%), dissipa cargas eletrostáticas lentamente; em concentrações mais altas (acima de 10%), torna-se um condutor eficiente e pode ser usado em aplicações mais avançadas para proteger equipamentos eletrônicos altamente sensíveis”.

De acordo com os pesquisadores, os custos de produção ainda não foram precificados, mas o criogel condutivo traz uma série de vantagens ambientais e competitivas, como a maior resistência ao fogo, versatilidade e o uso de matérias-primas abundantes.

“A celulose, por exemplo, pode ser obtida do bagaço de cana e outros resíduos agroindustriais, como palha de milho e cavacos de eucaliptos. O negro de fumo é usado na produção de pneus e na indústria - chineses e egípcios antigos já usavam o pó preto para pinturas de murais e impressão”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:23h • 04 de fevereiro de 2026

Trailer e cartaz de “Michael” revelam cinebiografia do maior astro pop da história

Produção da Universal Pictures retrata a trajetória de Michael Jackson e estreia em 23 de abril nos cinemas brasileiros

Descrição da imagem

Saúde • 19:28h • 04 de fevereiro de 2026

Infarto deixa de ser doença de idosos e cresce entre jovens com menos de 45 anos

Casos antes associados a idosos passam a atingir adultos com menos de 45 anos, exigindo mais prevenção e atenção aos sinais

Descrição da imagem

Variedades • 18:35h • 04 de fevereiro de 2026

Por que vender ficou menos importante do que ser encontrado e validado

Economia da atenção amplia o número de fontes consultadas e desloca a escolha para antes do contato com as empresas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:41h • 04 de fevereiro de 2026

De volta à Lua, NASA inicia nova era da exploração espacial

Missão Artemis II marca o retorno de astronautas ao entorno lunar após mais de 50 anos e inaugura fase cooperativa da exploração humana fora da Terra

Descrição da imagem

Variedades • 17:10h • 04 de fevereiro de 2026

Sobrancelhas viram protagonistas da maquiagem no Carnaval 2026

Cor, brilho e design ganham protagonismo na folia, aponta especialista do setor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:36h • 04 de fevereiro de 2026

Carnaval regional, Florínea anuncia atrações do Cai Na Folia 2026

Evento integra o calendário de Carnaval da região e terá três noites de atrações musicais, estrutura de alimentação e segurança

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:09h • 04 de fevereiro de 2026

Ondas de calor colocam pets em perigo e exigem atenção redobrada dos tutores

Temperaturas próximas de 40ºC aumentam casos de hipertermia, queimaduras e emergências veterinárias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:51h • 04 de fevereiro de 2026

Robô educacional transforma o ensino de matemática para crianças do ensino fundamental

Desenvolvido pela startup Cognology, o Titi é integrado a um aplicativo para tablets no qual as crianças acessam jogos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar