• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:35h • 14 de abril de 2025

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Promessa é de segurança sem comprometer o meio ambiente

Agência Brasil | Foto: CNPEM/Divulgação

Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.
Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram uma nova embalagem antiestática e sustentável, feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e de negro de fumo, material produzido pela combustão incompleta de matéria vegetal, como carvão e alcatrão de carvão, ou produtos petrolíferos.

O material promete aumentar a segurança e reduzir danos por descargas eletrostáticas de dispositivos eletrônicos sensíveis, como chips, semicondutores e outros componentes eletrônicos. Com alto valor, estes itens estão presentes em computadores, celulares, TVs e até automóveis.

Chamado de criogel condutivo, o produto, além de garantir segurança, não compromete o meio ambiente. A ideia é a que o criogel condutivo substitua o produto plástico, altamente poluente.

“Nosso objetivo é oferecer uma alternativa sustentável para a indústria de embalagens de produtos eletrônicos sensíveis, substituindo materiais plásticos por opções menos poluentes e de alto desempenho”, explica a coordenadora do estudo, Juliana Bernardes.

A pesquisa do CNPEM que resultou no produto, publicada na revista Advanced Sustainable Systems, foi financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Além de Juliana, o estudo é assinado pelas pesquisadoras Gabriele Polezi, Elisa Ferreira, e pelo pesquisador Diego Nascimento, todos do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM.

O produto não tem similares no mercado e já teve a patente depositada. O CNPEM buscará, por meio de Assessoria de Inovação, parcerias com empresas dispostas a investir na produção em escala industrial.

Segundo a pesquisadora, o material tem estrutura leve e porosa, com alta resistência mecânica e propriedades que dificultam a propagação de chamas.

“Sua capacidade de conduzir eletricidade pode ser ajustada conforme a necessidade: em baixas concentrações de negro de fumo (1% a 5%), dissipa cargas eletrostáticas lentamente; em concentrações mais altas (acima de 10%), torna-se um condutor eficiente e pode ser usado em aplicações mais avançadas para proteger equipamentos eletrônicos altamente sensíveis”.

De acordo com os pesquisadores, os custos de produção ainda não foram precificados, mas o criogel condutivo traz uma série de vantagens ambientais e competitivas, como a maior resistência ao fogo, versatilidade e o uso de matérias-primas abundantes.

“A celulose, por exemplo, pode ser obtida do bagaço de cana e outros resíduos agroindustriais, como palha de milho e cavacos de eucaliptos. O negro de fumo é usado na produção de pneus e na indústria - chineses e egípcios antigos já usavam o pó preto para pinturas de murais e impressão”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar