• Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA
  • Cinco motivos para aprender Libras e transformar sua comunicação com o mundo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cidades • 16:11h • 20 de abril de 2025

Atendimento on-line será novidade no Procon de Marília

O Procon de Marília firmou mais uma parceria com a Fundação Procon, do governo do Estado, para utilizar cada vez mais a tecnologia digital, visando otimizar o atendimento da população mariliense.

Da Redação com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.
As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.

A unidade, administrada pela Prefeitura Municipal, está disponibilizando o atendimento pelo Procon-SP Digital, uma plataforma on-line para que o consumidor possa registrar suas reclamações e realizar outros serviços relacionados à defesa, com acompanhamento aqui mesmo em Marília. “Com o novo sistema, todo o processo de reclamação do consumidor poderá ser feito on-line, desde o primeiro contato com o atendimento, até a audiência de conciliação, havendo a possibilidade de se acompanhar o andamento da demanda”, explicou a diretora Valquíria Galo Febrônio Alves.

Para isso, os funcionários do Procon de Marília passarão por uma capacitação nos dias 29 e 30 de abril. “O treinamento será ministrado por especialistas da Fundação Procon e por esse motivo, nessas datas, a unidade de Marília estará fechada para o atendimento presencial, sendo possível apenas a consulta pelo sistema digital já existente através da Plataforma 1Doc (https://marilia.1doc.com.br/atendimento). O consumidor pode iniciar pelo próprio celular a sua demanda e anexar os documentos necessários para a atuação do órgão. Para isso, será aberto um cadastro.

A mudança também abrange os procedimentos de fiscalização. Além dos especialistas passarem a fazer os autos de infração de forma on-line line, agilizando a tramitação do processo, os serviços, como recurso de multa, por exemplo, poderão ser acompanhados digitalmente, garantindo mais transparência e dinamismo.

Os consumidores de Marília também poderão contar com a supervisão de especialistas e até com audiências de conciliação on-line em casos mais complexos, o que melhora a qualidade do serviço oferecido gratuitamente pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo. “Com a tecnologia, queremos atender cada vez mais interessados, sem um tempo de espera longo na forma presencial na unidade, diminuindo a necessidade do deslocamento do consumidor até a avenida das Indústrias, nº 294. No presencial, o atendimento pode demorar até uma hora. Além da consulta digital, o Procon de Marília está lançando o agendamento do serviço presencial para pessoas que não conseguem acessar o sistema informatizado de protocolos ou mesmo para os usuários que preferem o atendimento presencial. Isso poderá ser feito na própria sede do Procon ou pelo site da Prefeitura visando diminuir o tempo de espera do consumidor”, completou Valquíria.

As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.

O consumidor fará a reclamação e o fornecedor será notificado para responder, havendo prazo de até 10 dias para isso. Dada a resposta, caberá ao reclamante avaliar. Ficando satisfeito, a reclamação será encerrada. Se isso não ocorrer, haverá a abertura de um processo administrativo e o fornecedor novamente será notificado. Uma audiência terá agendamento entre as partes, cabendo ao Procon tentar um entendimento. Se isso acontecer, o processo administrativo será baixado. Caso contrário, a pessoa reclamante poderá ingressar na Justiça, havendo uma nova tentativa de conciliação no Cejusc, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça.

 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:29h • 30 de julho de 2025

Brasil na EVO 2025: conheça os atletas, os jogos e o cronograma completo das batalhas

Brasileiros vão disputar Mortal Kombat 1, Street Fighter 6, Tekken 8 e a estreia de Fatal Fury: City of the Wolves na maior competição de jogos de luta do mundo

Descrição da imagem

Mundo • 19:38h • 30 de julho de 2025

Empresas que cuidam dos colaboradores têm mais resultados: veja por quê

Especialista aponta que investir no bem-estar dos colaboradores melhora resultados, engajamento e retenção nas empresas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:45h • 30 de julho de 2025

Canabidiol melhora comunicação e reduz agressividade em crianças com autismo, diz estudo

Pesquisa brasileira observa melhora na comunicação, redução da agressividade e mais foco em terapias com o uso do composto

Descrição da imagem

Variedades • 17:42h • 30 de julho de 2025

Astronomia: duas chuvas de meteoros vão iluminar o céu no fim de julho

Melhor momento para acompanhar é na madrugada desta 5ª feira

Descrição da imagem

Saúde • 17:03h • 30 de julho de 2025

Morte de Enzo, filho de Júlio Sérgio, expõe desafios no combate ao câncer infantil

Caso de Enzo Bertagnoli reacende debate sobre diagnóstico precoce, tratamento e avanços no combate ao meduloblastoma, câncer que atinge milhares de crianças no mundo

Descrição da imagem

Política • 16:46h • 30 de julho de 2025

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Decisão considera Brasil ameaça "incomum e extraordinária"

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:38h • 30 de julho de 2025

Estudo mostra que vegetação da Caatinga pode ser aliada no combate às mudanças climáticas

Pesquisa da Unesp mostra que bioma nordestino respondeu por quase metade das remoções de carbono em anos de maior chuva, superando até a Amazônia no período

Descrição da imagem

Educação • 16:08h • 30 de julho de 2025

Explosão do EAD leva universidades a adotar IA para garantir qualidade em larga escala

Plataforma desenvolvida no Brasil ajuda professores a criarem avaliações personalizadas e ganha espaço em instituições diante da expansão do ensino a distância

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?