Ciência e Tecnologia • 10:05h • 12 de julho de 2024
Atenção ao golpe do Pix errado: veja como evitar fraudes e se proteger
Entenda o golpe e saiba como se proteger das fraudes
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Divulgação

O Pix tem facilitado muito as transferências de dinheiro e os pagamentos no Brasil. No entanto, essa popularidade também trouxe novos tipos de golpes, um deles é o "golpe do Pix errado". Entenda como funciona e aprenda a se proteger.
Como funciona o golpe
Criminosos fazem uma transferência via Pix para a conta da vítima, alegando que o valor foi enviado por engano. Logo em seguida, eles entram em contato, seja por telefone ou WhatsApp, pedindo que o dinheiro seja devolvido, mas para uma conta diferente da original.
A vítima, acreditando na boa fé do golpista, faz a devolução para a conta indicada e acaba caindo na armadilha.
Por que esse golpe funciona
- Transferência real: O dinheiro realmente aparece na conta da vítima, o que torna a situação mais convincente.
- Persuasão: Os golpistas usam histórias emocionantes, como precisar do dinheiro para pagar aluguel ou outras necessidades urgentes.
- Conta diferente: Eles pedem que a devolução seja feita para uma conta diferente da que fez a transferência original.
Como evitar ser enganado
- Desconfie de pedidos de devolução: Se alguém entrar em contato pedindo a devolução de um Pix, desconfie imediatamente.
- Use a função “devolver” do Pix: No aplicativo do seu banco, existe uma função específica para devolução de Pix. Use essa função, que devolve o dinheiro para a conta original.
- Cheque a transação: Verifique no extrato do banco se a transação é legítima antes de fazer qualquer devolução.
O que fazer se cair no golpe
Se você suspeitar que caiu no golpe, entre em contato imediatamente com o seu banco e explique a situação. Eles podem tentar reverter a transação.
O Banco Central também recomenda acessar a transação no aplicativo do seu banco e utilizar a função “devolver” para estornar o valor.
Medidas futuras
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está trabalhando em melhorias para o Mecanismo Especial de Devolução, conhecido como Med 2.0, que permitirá rastrear e bloquear o dinheiro em várias camadas de contas, tornando mais difícil para os golpistas espalharem os fundos rapidamente.
Com essas dicas, você pode evitar cair no golpe do Pix errado e proteger seu dinheiro. Fique atento e compartilhe essas informações com amigos e familiares, especialmente aqueles que são menos familiarizados com tecnologia. Juntos, podemos evitar que mais pessoas sejam vítimas desses criminosos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor