• De supermercado a posto de gasolina: assisenses sofrem com aumentos e correm atrás de alternativas
  • Aplicativo criado na USP avalia equilíbrio dinâmico de idosos
  • Assis pode adotar novas regras de velocidade: Senatran abre consulta pública
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 17:42h • 30 de julho de 2025

Astronomia: duas chuvas de meteoros vão iluminar o céu no fim de julho

Melhor momento para acompanhar é na madrugada desta 5ª feira

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá o ápice na noite de quarta-feira. Essa chuva é conhecida por meteoros brilhantes com taxa de cinco meteoros por hora.
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá o ápice na noite de quarta-feira. Essa chuva é conhecida por meteoros brilhantes com taxa de cinco meteoros por hora.

Duas atrações no céu vão marcar a despedida do mês de julho. São chuvas de meteoros que poderão ser vistas principalmente na noite de quarta-feira (30) e madrugada de quinta-feira (31). A divulgação é do Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa sediada no Rio de Janeiro e ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e invadem a atmosfera terrestre. No momento de transição, a interação com a atmosfera e o oxigênio provoca o incendiamento parcial ou total dos meteoros, criando uma luminosidade, popularmente chamada de estrela cadente.

Quando diversos meteoros atravessam a atmosfera, formam-se as chuvas de meteoros. Os meteoros são detritos de cometas, fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases.

Alpha Capricornídeos

A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá o ápice na noite de quarta-feira. Essa chuva é conhecida por meteoros brilhantes com taxa de cinco meteoros por hora.

“O que é notável sobre esta chuva é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade”, descreve o astrônomo do ON, Marcelo de Cicco.

A velocidade dos meteoros é de 23 quilômetros por segundo (km/s). A localização é na Constelação de Capricórnio. O melhor horário para visualizar, segundo o ON, é a partir da meia noite até próximo ao amanhecer.

Delta Aquáridas do Sul

A chuva Delta Aquáridas do Sul tem o pico esperado para a madrugada de 31 de julho. Esse fenômeno é caracterizado por uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no momento de pico. A velocidade é bem maior que a Alpha Capricornídeos: 41 km/s.

A localização no céu é na Constelação de Aquário. O melhor horário para visualizar também é a partir da meia noite até próximo ao amanhecer.

Observação

Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, o Observatório Nacional sugere como dicas procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.

“Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes”, completa o astrônomo Cicco.

Além de satisfazer apreciadores dos fenômenos, chuvas de meteoro são relevantes para estimar a quantidade e período de maior incidência de detritos provenientes de correntes de meteoroides que a Terra atravessa periodicamente.

Missões espaciais e centros de controle de satélites podem aprimorar estratégias de proteção para naves e equipamentos em órbita próxima à Terra e à Lua.

As chuvas de meteoros também ajudam a compreender a formação do nosso Sistema Solar, conforme explica Cicco, “pois ao investigar as propriedades dos detritos, é possível entender mais sobre os cometas e até mesmo fragmentos lunares e marcianos, resultantes de impactos antigos, assim como objetos próximos à órbita terrestre com atividade (Neos, sigla em inglês para Near Earth Objects).

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:32h • 31 de julho de 2025

FESTIVEM: Com acessibilidade e teatro, primeiro Festival de Artes Cênicas movimenta Galpão em Assis

Festival de artes cênicas reúne público, acessibilidade e emoção na apresentação da peça "Quem Matou o Morto"; programação segue até domingo (03) com espetáculos gratuitos

Descrição da imagem

Cidades • 12:02h • 31 de julho de 2025

Mais corridas, mais dinheiro: renda de motoristas de app sobe em Assis e região

Dados mostram que ganhos por hora e por quilômetro cresceram em junho, sinalizando retomada da mobilidade urbana regional

Descrição da imagem

Mundo • 11:42h • 31 de julho de 2025

Entrevias adota alarme antissono para evitar acidentes com motoristas em rodovias

Dispositivo simples é fixado atrás da orelha e dispara som ao detectar sinais de sono; tecnologia já evitou novos incidentes entre colaboradores da concessionária

Descrição da imagem

Economia • 11:10h • 31 de julho de 2025

De supermercado a posto de gasolina: assisenses sofrem com aumentos e correm atrás de alternativas

Inflação avança e abala o dia a dia no interior e no Brasil; saiba como se proteger

Descrição da imagem

Saúde • 10:26h • 31 de julho de 2025

Ipem-SP orienta sobre a compra de roupas de inverno para evitar alergias

A observação da etiqueta durante a compra do produto é importante para verificar a fibra ou filamento da roupa que possam dar alergias

Descrição da imagem

Mundo • 10:04h • 31 de julho de 2025

Alerta Fake News: não houve mudanças nos prazos máximos de atendimento dos planos de saúde

Informações equivocadas têm circulado nas redes sociais; ANS esclarece o que mudou com a RN 623/2024

Descrição da imagem

Saúde • 09:22h • 31 de julho de 2025

Aplicativo criado na USP avalia equilíbrio dinâmico de idosos

Ferramenta já foi testada em grupo com 50 idosos e mostrou resultados positivos na análise do comportamento corporal dos pacientes

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:01h • 31 de julho de 2025

Lei de Cotas completa 12 anos com ações para ampliar inclusão no mercado de trabalho em SP

Atualmente, São Paulo conta com 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?