• Corrigindo orelhas de abano: tudo o que você precisa saber sobre otoplastia
  • Adeus ao Papa Francisco: como sua liderança redefiniu a Igreja Católica no século XXI
  • Segunda-feira de feriado: saiba tudo sobre o funcionamento da cidade de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 10:17h • 19 de fevereiro de 2025

Associação de bancos dá dicas para evitar golpe financeiro no Carnaval

Folião deve ter cuidado ao comprar comidas e bebidas em blocos de rua

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em casos de roubo ou furto de celular, a vítima deve procurar os órgãos de segurança para fazer um boletim de ocorrência e também avisar imediatamente o banco através dos canais de atendimento oficiais.
Em casos de roubo ou furto de celular, a vítima deve procurar os órgãos de segurança para fazer um boletim de ocorrência e também avisar imediatamente o banco através dos canais de atendimento oficiais.

Fraude do wi-fi falso e golpe do Pix são alguns dos golpes mais comuns que são aplicados no Brasil, principalmente durante o Carnaval. O alerta é da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Por meio da campanha Tem Cara de Golpe a entidade está oferecendo orientações para a população, especialmente os foliões, sobre como se prevenir de fraudes financeiras durante essa festa popular.

Uma das principais dicas da associação é para que o folião redobre os cuidados ao comprar comidas e bebidas em blocos de rua. A ABBC orienta que o dono do cartão nunca deve entregá-lo diretamente ao vendedor, especialmente na rua ou estabelecimentos não habituais. Os criminosos podem se passar por comerciantes, memorizar a senha do cliente e trocar o cartão durante a transação.

Além disso, não se deve aceitar pagar uma compra se o visor de cobrança da máquina estiver quebrado ou apagado, impedindo a visualização do valor real da compra. Os golpistas podem inserir um valor muito acima do que a vítima teria que pagar, levando a prejuízos.

Outra dica é para que o pagamento seja feito preferencialmente por aproximação via celular. De acordo com a associação, esse tipo de pagamento é mais seguro, pois possibilita uma camada de autenticação adicional com biometria ou senha para acesso à carteira digital antes de efetuar o pagamento. Em cartões físicos, recomenda-se desativar função de aproximação para evitar que criminosos se aproveitem da aglomeração para capturar sinais do cartão e realizar débitos sem consentimento do usuário.

“Durante o Carnaval, além dos golpes com as máquinas de cartões, é frequente ocorrer tentativas de roubo e furto do aparelho celular, já que os criminosos buscam conseguir acesso a aplicativos e contas bancárias para obter vantagens financeiras. Por isso, é importante que o cliente utilize senhas robustas e deixe ativadas diversas camadas de segurança, como autenticação de duplo fator, biometria ou leitor facial para os aplicativos", disse Sílvia Scorsato, presidente da ABBC.

Golpes mais comuns

Um dos golpes mais recorrentes durante o Carnaval é o do link falso (phishing) relacionado à compra de ingressos. Neste golpe, os criminosos criam sites falsos para roubar dinheiro, simulando os sites oficiais de venda de ingressos para festas e camarotes. Neste caso, alerta a associação, é importante que o consumidor sempre verifique a autenticidade dos sites antes de proceder a compra, procurando por certificados de segurança e também conferindo a URL oficial dos vendedores autorizados.

Outra dica é sobre o famoso golpe do Pix, em que os criminosos se passam por vendedores, mas alteram o valor da compra antes de mostrar o QR Code na hora do pagamento. A recomendação é de que, em situações como essa, o folião esteja atento ao preço cobrado pelo produto antes de confirmar a transação bancária. Uma boa prática, orienta a ABBC, é diminuir o limite dos valores que podem ser transacionados pelo Pix.

Um outro golpe bastante comum nessa época do ano é o das falsas redes públicas de wi-fi. Por meio desse golpe, o criminoso pode espionar a navegação do celular e até interceptar informações e senhas em redes que estão desprotegidas. O mesmo pode ocorrer com totens de carregamento de bateria que ficam conectados em cabos USB suspeitos, facilitando a transmissão de malwares e invasão dos celulares. A dica aqui é para utilizar uma bateria extra com um carregador e cabo próprios.

Dicas de segurança

Para ficar mais seguro no Carnaval e evitar golpes e fraudes financeiros, a ABBC recomenda que os foliões ativem controles de segurança em seus celulares, tais como múltiplo fator de autenticação, ocultação e proteção de aplicativos bancários com a ativação do controle assistivo (em dispositivos Apple) e proteção contra roubo em dispositivos Android. Outro ponto importante é ter recursos de localização e bloqueio do dispositivo remotamente previamente configurados.

Em relação aos aplicativos bancários, é possível ativar as funções de proteção como localização, redução de limites de transferência, ocultação e proteção com senhas adicionais e ativação de controles de segurança para carteiras digitais para pagamento somente com senha biométrica.

Em casos de roubo ou furto de celular, a vítima deve procurar os órgãos de segurança para fazer um boletim de ocorrência e também avisar imediatamente o banco através dos canais de atendimento oficiais.

Também é importante comunicar a operadora de telefonia. Para bloquear completamente o dispositivo, é necessário ter anotado o número do IMEI de identificação do aparelho. Essa informação pode ser obtida diretamente no dispositivo, por meio das configurações do celular, na opção “Sobre o telefone”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:08h • 21 de abril de 2025

Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest

Nos dias 2 e 3 de maio, a cidade celebra seu aniversário com grandes shows e o lançamento do Maracaí Rodeio Fest 2025

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 21 de abril de 2025

Circuito Mais Mulher 2025: termos e gírias das corridas de rua que você precisa conhecer

Prepare-se para a edição 2025 do Circuito Mais Mulher com um glossário completo das gírias e expressões populares entre corredores. Saiba o que significa “pace”, “core”, “pipoca” e outros termos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:25h • 21 de abril de 2025

Atrações imperdíveis para o Dia do Trabalhador: Cinema 7D e Trenzinho Pankadão em Cândido Mota

Em celebração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura oferece diversão gratuita para a comunidade nos dias 2 e 3 de maio

Descrição da imagem

Cidades • 14:51h • 21 de abril de 2025

3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Cândido Mota e fortalece a democracia nesta sexta-feira

Conferência de 25 de abril traz um espaço de participação ativa para fortalecer os direitos e a cidadania das pessoas idosas

Descrição da imagem

Variedades • 14:11h • 21 de abril de 2025

Por que a brincadeira de ‘mamãe’ com bebês reborn incomoda tanto a sociedade?

Bebês reborn: o fenômeno que reflete a nostalgia e os preconceitos da sociedade moderna

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:53h • 21 de abril de 2025

Curso capacita prefeituras para a criação de projetos urbanos sustentáveis

Inscrições abertas até sexta-feira, 25 de abril para municípios que buscam aprimorar práticas de desenvolvimento urbano integrado com foco na sustentabilidade

Descrição da imagem

Educação • 13:24h • 21 de abril de 2025

Começa o Encceja 2025; oportunidade para conquistar o diploma do ensino fundamental ou médio

Inscrições abertas até 2 de maio; não perca a chance de avançar na sua vida acadêmica e profissional

Descrição da imagem

Saúde • 12:09h • 21 de abril de 2025

Como aproveitar os ovos de Páscoa sem prejudicar sua saúde: dicas para evitar picos glicêmicos

Especialistas alertam para os riscos do consumo excessivo de açúcar em jejum e fornecem dicas para uma pós páscoa saudável

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025