Mundo • 08:05h • 13 de outubro de 2025
Assis participa de campanha “De Olho no Copo” com foco em orientação e prevenção
Em Assis, fiscalização tem caráter educativo, sem casos suspeitos de adulteração por metanol na região
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Arquivo/Âncora1

A Fundação Procon-SP e os Procons municipais realizaram na última sexta-feira (10), entre 18h e 22h, a operação simultânea #DeOlhoNoCopo, voltada à orientação de bares, restaurantes e adegas sobre o comércio seguro de bebidas alcoólicas. A ação, que ocorreu em todas as regiões do estado — incluindo capital, interior e litoral —, integra os esforços do Governo de São Paulo para prevenir riscos à saúde pública após relatos de intoxicação por metanol em diferentes localidades do país.
Durante a mobilização, equipes distribuíram materiais informativos e reforçaram junto aos estabelecimentos boas práticas de compra, armazenamento e venda de bebidas. O foco foi alertar sobre a importância de adquirir produtos apenas de fornecedores idôneos, manter notas fiscais válidas, verificar rótulos e observar possíveis sinais de adulteração, como lacres violados, erros de ortografia, odor forte ou divergência entre lote e nota fiscal.
Procon Assis #DeOlhoNoCopo
Em contato com o Portal Âncora 1, a diretora do Procon Assis, Daniela, informou que não há registros de casos suspeitos ou confirmados de contaminação por metanol no município nem nas cidades próximas. “A atuação aqui e nas demais unidades sob nossa direção será mais voltada à orientação preventiva, reforçando as medidas de segurança junto aos comerciantes”, explicou. Segundo ela, até o momento, não há nenhum estabelecimento investigado na região, e o único caso suspeito em Ourinhos foi posteriormente descartado após análise laboratorial.
O Procon de Assis também reforçou que as fiscalizações locais seguem as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, verificando rótulos, validade, preços e sinalização nos pontos de venda, além de manter o caráter educativo das ações. O órgão recomenda que, em caso de suspeita de adulteração, os comerciantes interrompam imediatamente a venda do lote, preservem as amostras e comuniquem a Vigilância Sanitária e os órgãos competentes.
A operação #DeOlhoNoCopo faz parte de uma força-tarefa estadual e contou com equipes atuando em cidades como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Bauru, Votuporanga, Presidente Prudente e São José dos Campos. Mais informações e canais para denúncias estão disponíveis no site oficial do Procon-SP.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo