• Aula gratuita de Tantra Yoga com os Monges da Ananda Marga acontece em Assis
  • Fies: publicado edital das vagas remanescentes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:53h • 27 de novembro de 2024

App SP Mulher Segura teve quase 5 mil downloads e mais de 400 BOs em sete meses de funcionamento

Lançado em março de 2024, o app SP Mulher Segura totaliza mais de 426 acionamentos do botão do pânico de violência doméstica

Agência SP | Foto: Governo de SP

Ferramenta do Governo de SP facilita registro de ocorrências de violência doméstica.
Ferramenta do Governo de SP facilita registro de ocorrências de violência doméstica.

O aplicativo SP Mulher Segura, plataforma que facilita o acesso de vítimas de violência doméstica aos serviços de proteção do Estado, completou sete meses de lançamento com mais de 4,5 mil downloads. A ferramenta da Secretaria da Segurança Pública está disponível para iOS e Android e reúne funcionalidades como o registro de ocorrências e o acionamento da Polícia Militar.

O app faz parte do programa SP Mulher, da Secretaria de Segurança Pública, e reforça as ações do “SP por Todas: 21 dias por elas”, campanha que dá visibilidade ao movimento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, com alcance internacional e envolvimento tanto do poder público quanto da sociedade civil.

“O aplicativo SP Mulher Segura é mais uma ferramenta essencial no combate à violência contra a mulher, oferecendo um suporte rápido e seguro às vítimas. Com a implementação desse sistema, estamos garantindo que as mulheres em situação de risco tenham acesso imediato à proteção do Estado, em qualquer lugar e a qualquer hora”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

Para ter acesso ao aplicativo, é preciso realizar o download e cadastro, informando dados pessoais, e em seguida, ler e aceitar um termo de ciência. Dentro do programa, ela terá quatro funcionalidades: o acesso ao botão do pânico, iniciar um atendimento; georreferenciamento para visualizar batalhões e delegacias da Polícia Militar (PM) próximos; e abrir um boletim de ocorrência virtual.

Desde o lançamento, já foram feitos 426 acionamentos do botão do pânico, que identifica se a vítima possui alguma medida protetiva e, em caso positivo, utiliza o botão para situações de emergência.

A plataforma também permite que a mulher faça o boletim de ocorrência virtual, sem a necessidade de ir até uma delegacia física. Desde março, foram feitos 481 boletins pelo aplicativo SP Mulher. Assim que o serviço é ativado, o pedido é encaminhado automaticamente para a Delegacia da Defesa da Mulher, que valida o boletim e fornece as informações necessárias à vítima.

O aplicativo também cruza os dados da localização da vítima e do agressor por meio do georreferenciamento da tornozeleira eletrônica. Se identificada aproximação, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) é acionado e uma viatura é despachada para o local.

Nestes casos, a PM faz contatos tanto para alertar a vítima como para avisar o agressor da necessidade de se afastar imediatamente do local monitorado. Assim, a mulher fica protegida não só em casa ou na área determinada pela Justiça, mas também durante deslocamentos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 11:02h • 27 de novembro de 2024

Aula gratuita de Tantra Yoga com os Monges da Ananda Marga acontece em Assis

Aula gratuita sobre a milenar ciência do Tantra Yoga promete transformar sua percepção sobre a prática espiritual

Descrição da imagem

Educação • 10:27h • 27 de novembro de 2024

Fies: publicado edital das vagas remanescentes

Interessados podem se inscrever até dia 29/11 para oportunidades de financiamento que restaram da seleção do segundo semestre. Processo prioriza alguns perfis de estudantes na classificação

Descrição da imagem

Policial • 10:10h • 27 de novembro de 2024

Polícia Militar prende criminoso por descaminho em rodovia de Assis

Durante a Operação Impacto, trio é abordado e encontra contrabando de vinhos e celulares sem nota fiscal na Rodovia Raposo Tavares

Descrição da imagem

Mundo • 09:55h • 27 de novembro de 2024

Governo Digital e Detran iniciam modernização da administração pública

Reforma administrativa aprovada neste ano vai reestruturar cargos em comissão; proposta foi regulamentada em agosto e busca tornar gestão mais enxuta e eficiente

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:24h • 27 de novembro de 2024

Fala racista de modelo causa indignação. Saiba diferença de racismo e injúria racial

Adilson Moreira, professor de Direito da Universidade de Harvard, explica a diferença entre crimes de racismo e injúria racial

Descrição da imagem

Classificados • 08:23h • 27 de novembro de 2024

CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis

Lista de aprovados será conhecida em fevereiro de 2025

Descrição da imagem

Saúde • 08:05h • 27 de novembro de 2024

Ação de Saúde do Homem: Coleta de PSA na Subprefeitura de Assis

Aproveite a oportunidade de fazer o exame de PSA, importante para a prevenção de doenças na próstata

Descrição da imagem

Educação • 07:57h • 27 de novembro de 2024

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro