• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:30h • 23 de setembro de 2025

Após 10 anos, chikungunya segue como desafio no país

Alerta é da presidente da Sociedade Baiana de Reumatologia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Só neste ano de 2025, o Brasil já registrou 121.803 casos de chikungunya, com 113 mortes confirmadas até o dia 17 de setembro, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde.
Só neste ano de 2025, o Brasil já registrou 121.803 casos de chikungunya, com 113 mortes confirmadas até o dia 17 de setembro, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde.

Passados pouco mais de dez anos dos primeiros casos identificados no país, o vírus causador do chikungunya ainda traz uma série de preocupações para o Brasil. O alerta é da reumatologista Viviane Machicado Cavalcante, presidente da Sociedade Baiana de Reumatologia (Sobare).

Durante conferência realizada dentro do Congresso Nacional de Reumatologia, que acontece até este sábado (20) no Centro de Convenções de Salvador (BA), ela destacou que um dos grandes desafios relacionados à doença é o controle do vetor, ou seja, o combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores do vírus.

“Ainda existem muitos desafios para a gente tratar e controlar essa doença no Brasil. O primeiro destaque que temos é o controle desse vetor. A gente mora numa zona tropical e em que há dificuldade de controle por causa [da falta de] saneamento básico. E a gente precisa também de uma adequação do sistema de saúde para acompanhamento desses pacientes, principalmente na rede pública. Dependendo da região, não existem ambulatórios suficientes no Brasil para acompanhar esse paciente”, disse ela.

Há duas semanas, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comunicou estar preocupada com surtos localizados da doença em países das Américas. Segundo alerta epidemiológico da Opas, os maiores surtos de chikungunya em 2025 se concentraram na América do Sul, particularmente na Bolívia, no Brasil, Paraguai e em partes do Caribe. Até o dia 9 de agosto de 2025, 14 países da região relataram um total de 212.029 casos suspeitos de chikungunya e 110 mortes, com mais de 97% desses casos ocorrendo na América do Sul.

“A presença simultânea desses e de outros arbovírus aumenta o risco de surtos, complicações graves e mortes, especialmente entre populações vulneráveis”, alertou a Opas.

Só neste ano de 2025, o Brasil já registrou 121.803 casos de chikungunya, com 113 mortes confirmadas até o dia 17 de setembro, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde.

“O Nordeste foi grande epicentro dessa doença, então foi aqui que os primeiros casos ocorreram, a gente começou a tratar mais essa doença e ela ainda continua [a existir] com grande carga. Hoje o vírus está espalhado por todo o Brasil e há descrição de que já houve cerca de sete grandes ondas epidêmicas detectadas no país nos últimos dez anos. No último ano, a gente teve, principalmente, os estados de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul, com um grande número de casos da doença”, explicou a especialista.

Vacina

Recentemente, o Instituto Butantan anunciou uma vacina contra a doença, desenvolvida em parceria com a empresa farmacêutica Valneva. O imunizante contém uma versão viva e atenuada do vírus da chikungunya, o que pode causar sintomas semelhantes aos da doença.

Em abril deste ano, a vacina recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou sua aplicação em pessoas acima dos 18 anos. No entanto, em agosto deste ano, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, que também havia aprovado a vacina, decidiu suspender sua licença após o relato de efeitos adversos graves, que culminaram em hospitalizações e mortes.

Essa suspensão, disse Viviane Machicado Cavalcante, pode fazer com que a Anvisa também reavalie sua decisão em relação ao mesmo imunizante.

“Essa notícia é recente, do final de agosto. Há cerca de um mês, os Estados Unidos, que têm essa vacina aprovada e que já estava em comercialização, suspendeu a licença do imunizante, porque foram evidenciados alguns casos de efeitos adversos relacionados à vacina, inclusive de encefalite idiopática. O FDA suspendeu a licença, só que a gente não sabe ainda qual vai ser o posicionamento da Anvisa em relação a isso”, afirmou a médica.

Chikungunya

A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e do zika. Ela pode provocar dor crônica nas articulações. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas no corpo. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver dor crônica nas articulações que podem durar anos.

A principal forma de prevenção é o combate ao mosquito, eliminando criadouros e água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso. É na água parada que o mosquito deposita seus ovos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025