Educação • 17:48h • 24 de outubro de 2025
Aos 40 anos, FEMA consolida legado em Assis e mira o futuro com inovação e compromisso regional
Durante o evento comemorativo a instituição apresentou planos de expansão, o novo curso de Educação Física e a consolidação de um polo regional voltado às graduações em saúde
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) celebrou na noite de quinta-feira, 23 de outubro, seus 40 anos de história com uma coletiva de imprensa e cerimônia no Cine FEMA Piracaia. O evento reuniu autoridades, docentes, alunos, ex-alunos e profissionais da imprensa para celebrar a trajetória da instituição e apresentar as perspectivas para o futuro.
Ao longo da coletiva, a direção da FEMA destacou o papel da fundação como referência regional em ensino superior, inovação e compromisso social, ressaltando os novos investimentos em infraestrutura, o fortalecimento das áreas da saúde e a abertura de novos cursos.

O Presidente do Conselho Curador da FEMA, Hélio Paiva Matos, lembrou a importância histórica da fundação e o legado visionário do prefeito José Santilli Sobrinho, criador da instituição em 1985. Segundo ele, o objetivo atual é consolidar a FEMA como centro universitário, mantendo o propósito público e o compromisso com a qualidade.
Na coletiva, Ricardo Estefani, Diretor Acadêmico, também apresentou os próximos passos do plano acadêmico, que incluem o novo curso de Educação Física, somando-se aos já consolidados cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, ampliando o conjunto de graduações voltadas à área da saúde. O curso deve ter edital próprio, com publicação prevista para os próximos dias, e será estruturado em uma grade específica, voltada à formação prática e interdisciplinar.

Além disso, Estefani anunciou duas novas pós-graduações com previsão de início para o primeiro semestre de 2026 — nas áreas de Fisioterapia e Direito e Gestão — e destacou o planejamento para a criação de uma residência médica e uma residência multiprofissional, que abrangerá Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.
Durante o evento, Gustavo Gomes Silva, Diretor Executivo, menciona também o projeto de construção de um novo bloco de laboratórios funcionais, destinado aos cursos da área da saúde, com o objetivo de fortalecer a estrutura prática das graduações e futuras especializações.

Fernando Antonio Soares de Sá Junior, Vice-diretor Acadêmico, destacou o reforço do caráter público da FEMA. Sá lembrou que, embora haja cobrança de mensalidades, todos os recursos são revertidos em melhorias, bolsas e infraestrutura para os alunos. “A FEMA é uma faculdade pública, e o que se arrecada é reinvestido na própria instituição, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica”, pontuou.
O evento também reforçou a importância da Feira das Profissões, realizada recentemente, como um espaço de orientação vocacional e aproximação entre alunos do ensino médio e o ambiente universitário. A iniciativa apresentou os 13 cursos da instituição e é reconhecida como uma ação de interesse público, voltada à escolha consciente da carreira.

Coletiva de imprensa: Hélio Paiva Matos - Presidente do Conselho Curador da FEMA | Ricardo Estefani - Diretor Acadêmico | Gustavo Gomes Silva - Diretor Executivo | Fernando Antonio Soares de Sá Junior - Vice-diretor Acadêmico | Nivaldo Aparecido de Melo - Coordenador Administrativo | Foto: Âncora1
Com vestibular aberto até o dia 31 de outubro e provas marcadas para 10 de novembro, a FEMA encerra o ciclo de comemorações pelos seus 40 anos reafirmando seu compromisso com a formação de excelência e com o desenvolvimento educacional de Assis e região. Inscrições neste link.
Por fim, Nivaldo Aparecido de Melo, Coordenador Administrativo, reforçou o 3º FEMA Running que será realizado em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km. Com vagas limitadas, a arrecadação da caminhada será destinada a ações sociais.
O encerramento da cerimônia foi marcado por um clima de celebração e pertencimento. Entre homenagens, memórias e novos anúncios, a FEMA reafirmou o papel que exerce há quatro décadas como um dos principais pilares da educação pública e do desenvolvimento regional. A instituição, que nasceu de um projeto visionário em 1985, consolida-se hoje como um polo de inovação, ensino e compromisso social, projetando um futuro que une tradição, modernidade e responsabilidade com a comunidade de Assis e do interior paulista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo