Saúde • 09:35h • 12 de agosto de 2024
Anvisa supera agências internacionais em velocidade de aprovação de medicamentos
Estudo revela que a Anvisa aprovou 20 medicamentos pós-registro de forma mais rápida que a FDA e a EMA entre junho e julho de 2024
Da redação | Com informação da Agência Gov via Anvisa | Foto: Marcello Casal Jr.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Interfarma mostrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem se destacado pela rapidez na aprovação de medicamentos no Brasil.
Entre 25 de junho e 17 de julho de 2024, a Anvisa aprovou 20 medicamentos pós-registro, incluindo novas indicações e ampliações de uso, mais rapidamente do que as principais agências reguladoras internacionais, como a FDA, dos Estados Unidos, e a EMA, da Europa.
Do total de aprovações, 75% foram de medicamentos biológicos, como anticorpos monoclonais, utilizados principalmente no tratamento de câncer e doenças autoimunes. A Anvisa manteve seus padrões regulatórios alinhados com as normas globais, mesmo enfrentando desafios como a redução de seu quadro de servidores, que atualmente está no menor nível da história.
Apesar do reconhecimento internacional, a exigência do Certificado de Produto Farmacêutico (CPP) do país de origem para o registro de medicamentos no Brasil ainda é vista como um obstáculo, pois pode retardar o acesso a novas terapias.
No entanto, a agilidade da Anvisa reforça a atratividade do Brasil como um polo para investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor farmacêutico.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social