• Copinha Sicredi 2026 movimenta Assis com jogos decisivos do Grupo 7 nesta sexta-feira
  • Calor e chuva marcam a previsão do tempo para o fim de semana em Assis
  • Mega-Sena paga prêmio milionário e tem apostas premiadas em Assis e região; confira os números sorteados
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:10h • 06 de fevereiro de 2026

Anvisa publica regras para produção de cannabis medicinal

Normas envolvem todo o processo de produção de cannabis e passam a valer em seis meses a partir da publicação

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Anvisa | Foto: Arquivo Âncora1

Apesar de ter sido admitida a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias magistrais, ficou decidido que uma norma específica será elaborada e aprovada posteriormente sobre esse tema.
Apesar de ter sido admitida a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias magistrais, ficou decidido que uma norma específica será elaborada e aprovada posteriormente sobre esse tema.

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (3/2) novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tratam da produção de cannabis para uso medicinal no Brasil. As normas também definem um novo conjunto de regras para a fabricação e a importação de produtos à base de cannabis.

As decisões foram discutidas e aprovadas na primeira reunião pública da diretoria da Anvisa em 2026, realizada no dia 28 de janeiro. As regras se baseiam em estudos científicos e indicam mudanças importantes para pacientes, associações e para o setor produtivo.

Ao todo, três resoluções cumprem uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em novembro de 2024, o tribunal reconheceu como legal a produção de cannabis exclusivamente para fins medicinais e farmacêuticos, ligada ao direito à saúde. As normas publicadas agora não entram em vigor imediatamente: elas passam a valer seis meses após a publicação.

Uma das resoluções define como será a produção de cannabis medicinal no país. Essa autorização será concedida apenas a empresas, que deverão passar por fiscalização sanitária e cumprir regras rígidas de controle, segurança e rastreamento dos produtos. O texto também prevê a interrupção imediata das atividades em caso de irregularidades.

Outra resolução trata da pesquisa científica com cannabis. Ela estabelece as regras para que universidades e instituições de ensino obtenham autorização especial, além de exigir medidas de segurança e controle. Produtos usados em pesquisas com teor de THC acima de 0,3% só poderão ser obtidos por meio de importação, com autorização prévia da Anvisa e seguindo normas internacionais.

A terceira resolução é voltada para associações de pacientes sem fins lucrativos. Ela não permite a venda dos produtos, mas define regras de controle de qualidade, acompanhamento da produção e rastreamento dos insumos até a entrega aos pacientes.

Além disso, uma quarta resolução atualiza as regras já existentes sobre a fabricação e importação de produtos de cannabis. Entre as mudanças, está a inclusão de pacientes com doenças graves e debilitantes, como fibromialgia e lúpus, entre aqueles que podem usar produtos com maior concentração de THC. Também foram ampliadas as formas de uso autorizadas, como aplicação na pele, uso sob a língua, na boca e por inalação, com o objetivo de facilitar o tratamento de pacientes com necessidades específicas.

Apesar de ter sido aberta a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias, a Anvisa decidiu que esse tema será regulamentado em uma norma específica no futuro, para garantir que a prática ocorra de forma segura e controlada.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:35h • 06 de fevereiro de 2026

Tratado do Alto-Mar: entenda o que muda para o Brasil

Acordo que trata da biodiversidade nos oceanos já está em vigor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:14h • 06 de fevereiro de 2026

Assis recebe mais uma edição da Vila Agro com gastronomia e música nesta sexta

Evento promovido pela Prefeitura conecta campo e cidade, valoriza a produção rural e terá apresentação musical de Amanda e Vinicius

Descrição da imagem

Mundo • 10:31h • 06 de fevereiro de 2026

Secretaria de Comunicação reforça orientações para cobertura de crimes planejados pela internet

Objetivo é evitar efeito contágio, preservar investigações e priorizar a atuação das forças de segurança e a proteção da população

Descrição da imagem

Economia • 09:47h • 06 de fevereiro de 2026

Abono salarial: trabalhadores já podem consultar o direito ao benefício

Pagamentos somam R$ 32,3 bilhões e são referentes ao ano-base 2024

Descrição da imagem

Saúde • 09:02h • 06 de fevereiro de 2026

SUS disponibiliza vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

Crianças com comorbidade também poderão receber proteção

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:43h • 06 de fevereiro de 2026

Casca de romã pode ajudar no tratamento de feridas na pele, aponta estudo

Material apresentou ação antimicrobiana contra patógeno de difícil tratamento, indica investigação de pesquisadores da Unicamp

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:22h • 06 de fevereiro de 2026

Uso de luz com antibióticos pode ajudar a combater superbactérias em hospitais

Combinação de terapia fotodinâmica com antibióticos tradicionais potencializa efeito dos medicamentos e pode até reduzir a necessidade de doses elevadas

Descrição da imagem

Esporte • 08:09h • 06 de fevereiro de 2026

Copinha Sicredi 2026 movimenta Assis com jogos decisivos do Grupo 7 nesta sexta-feira

Guarani enfrenta o Naviraiense e Assisense encara o Athletic no Estádio Tonicão, com entrada gratuita e acesso digital

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar