• Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente
  • Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Conselho Federal de Farmácia | Foto: CFF

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.
A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.

A Anvisa publicou, na segunda-feira (25/8), o Edital de Chamamento 12, de 22 de agosto de 2025, para que as empresas com pedidos de registro de medicamentos contendo semaglutida ou liraglutida tenham análise prioritária pela Agência. Assim, basta que essas empresas que estejam na fila de registro manifestem seu interesse em priorizar a análise.

A semaglutida e a liraglutida são princípios ativos que compõem medicamentos agonistas de GLP-1, com indicação para o tratamento de diabetes tipo 2 e da obesidade, muito conhecidos por serem ofertados na forma de canetas autoaplicáveis.

Na prática, o edital permite que os pedidos de análise de semaglutida e liraglutida passem à frente na fila de análise, desde que isso seja solicitado pela empresa. As empresas terão até 15 dias para solicitar a análise prioritária, desde que o processo tenha sido protocolado na Anvisa até segunda-feira (25/8), data de publicação do edital.

Em até 30 dias, a Anvisa informará as empresas sobre a expectativa de análise do seu pedido de registro, com uma data prevista para manifestação das áreas técnicas, que pode ser de aprovação, indeferimento ou apresentação de exigência, que é quando há necessidade do fornecimento de informações adicionais pela empresa.

Fabricação nacional

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.

A publicação do edital também considerou o pedido apresentado pelo Ministério da Saúde (MS), que destacou as necessidades do Sistema único de Saúde (SUS) e o objetivo de internalização de tecnologias para fabricação nacional, que é um dos objetivos do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). A meta do MS é ampliar a participação da produção no país de 42% para 70% das necessidades nacionais de medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, entre outros.

Os pedidos que receberem prioridade serão ordenados em ordem cronológica de entrada do processo na Anvisa, mas aqueles que tenham etapas da fabricação do insumo farmacêutico ou do medicamento no Brasil terão preferência sobre os demais.

De acordo com a publicação, a capacidade de avaliação da Anvisa é de até três pedidos de medicamentos sintéticos e de até três pedidos de medicamentos biológicos por semestre. Este quantitativo atende os limites operacionais das áreas técnicas envolvidas e a necessidade de conhecimento específico dos profissionais da Agência envolvidos na análise.

Pedido atuais

Até o último dia 6 de agosto, havia nove pedidos de registro de medicamentos sintéticos relacionados ao insumo semaglutida e sete pedidos relacionados à liraglutida, todos aguardando o início da análise.

Na área de medicamentos biológicos, na mesma data, existiam três processos em tramitação relacionados aos insumos liraglutida, semaglutida e à combinação insulina icodeca + semaglutida. Nesse caso, os três processos encontram-se em fase inicial, aguardando distribuição para análise técnica.

O desenvolvimento de medicamentos pode ser feito por via sintética ou por via biológica.

Como será a análise

A avaliação dos pedidos de registro de peptídeos sintéticos e biológicos está entre as análises mais desafiadoras no âmbito de medicamentos. Nesses casos, o registro só é possível mediante apresentação de dados extensos de comparabilidade in vitro e, em alguns casos, de ensaios de imunogenicidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 16:39h • 28 de agosto de 2025

Uso de fones em excesso pode causar zumbido e perda auditiva irreversível

Otorrinolaringologista explica causas, riscos e quando buscar ajuda médica diante do sintoma que atinge milhões de brasileiros

Descrição da imagem

Cidades • 16:17h • 28 de agosto de 2025

Palmital realiza mutirão de atualização do Cadastro Único nesta sexta e sábado

Ação acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro Comunitário Segundo Montanher, e é voltada para famílias beneficiárias de programas sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:50h • 28 de agosto de 2025

Governo de SP amplia medidas para preservar níveis dos reservatórios

Seguindo recomendação da SP Águas, Arsesp estabelece regime de prevenção para controlar a retirada de água dos reservatórios. Medida é resultado do trabalho contínuo de monitoramento conduzido no âmbito do São Paulo Sempre Alerta

Descrição da imagem

Economia • 15:13h • 28 de agosto de 2025

Empresas familiares enfrentam dilema da sucessão e precisam planejar com antecedência

Falta de planejamento e governança ainda compromete a longevidade dos negócios familiares no Brasil e aponta caminhos para uma transição bem-sucedida

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:46h • 28 de agosto de 2025

SP Escola de Teatro abre inscrições para 102 vagas em cursos técnicos

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente, nas duas unidades da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt e Brás) nos períodos matutino ou vespertino

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:06h • 28 de agosto de 2025

DJ Zezinho e gastronomia típica animam noite especial da Feira da Família em Tarumã

Feira da Família movimenta Tarumã com música, gastronomia e lazer nesta quinta-feira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:32h • 28 de agosto de 2025

Como escolher um bom azeite: especialista dá dicas para não cair em armadilhas no mercado

Produto é um dos mais falsificados do mundo e leitura atenta do rótulo pode evitar fraudes e garantir benefícios à saúde

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:01h • 28 de agosto de 2025

Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente

Especialista em Direito Previdenciário orienta segurados do INSS sobre benefícios pouco conhecidos que podem garantir mais segurança financeira

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?