Saúde • 15:01h • 25 de abril de 2025
Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil
Exposição acidental ao minoxidil pode causar hipertricose em bebês, e pais devem tomar cuidados redobrados para evitar contato com áreas aplicadas com o medicamento
Da Redação | Com informações do CFF | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o risco de crescimento anormal de pelos, conhecido como hipertricose, em bebês expostos ao minoxidil, um medicamento utilizado para tratar a alopecia androgênica em adultos. O produto, comum no tratamento de queda de cabelo, tem mostrado efeitos colaterais inesperados quando crianças entram em contato com áreas onde o minoxidil foi aplicado.
A hipertricose tem sido observada em casos registrados principalmente em países europeus, quando bebês tiveram contato com a pele de pais ou responsáveis que utilizaram o minoxidil. Em todos os casos, o crescimento excessivo de pelos foi temporário, regressando ao normal após a interrupção do contato com o produto.
Cautela é essencial para proteger os bebês
A Anvisa orienta os profissionais de saúde a alertarem seus pacientes sobre os riscos de contato acidental do medicamento com bebês e crianças pequenas. Os pais e responsáveis devem tomar precauções rigorosas, garantindo que os bebês não entrem em contato com áreas onde o minoxidil foi aplicado, como o couro cabeludo ou outras partes do corpo. Além disso, é recomendado que, após a aplicação do medicamento, as mãos sejam cuidadosamente lavadas para evitar o risco de transferência do produto para outras áreas.
Em casos onde o crescimento excessivo de pelos seja percebido em crianças, a Anvisa sugere que os pais procurem orientação médica imediatamente. O uso do minoxidil em adultos deve ser monitorado com especial atenção, caso o paciente tenha contato frequente com bebês ou crianças.
Mudanças nas bulas dos medicamentos
Como medida preventiva, a Anvisa solicitou que todos os produtos que contenham minoxidil atualizem suas bulas, incluindo o risco de hipertricose em bebês expostos ao medicamento. Isso visa garantir que os consumidores estejam cientes dos potenciais riscos e tomem as precauções necessárias para proteger os menores.
Segurança no Ciclo de Farmacovigilância
A Anvisa também reforça a importância do Ciclo de Farmacovigilância, que monitora a segurança dos medicamentos após sua comercialização. Casos de efeitos adversos, como o crescimento anormal de pelos, devem ser notificados pelo sistema VigiMed, permitindo à agência tomar medidas rápidas e eficazes para garantir a segurança dos consumidores.
Portanto, se você utiliza minoxidil e tem crianças em casa, redobre os cuidados e esteja atento às orientações de segurança, garantindo que o ambiente seja seguro para os pequenos.
Links recomendados para mais informações
Saiba mais sobre os riscos do minoxidil e o ciclo de farmacovigilância.
Consulte o sistema VigiMed para notificar eventos adversos relacionados ao minoxidil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor