Educação • 10:27h • 09 de outubro de 2025
Ano letivo de 2026 nas escolas estaduais de SP começa em 2 de fevereiro
Férias do meio do ano estão previstas para o período entre 7 e 23 de julho; unidades escolares devem cumprir 200 dias letivos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) definiu o calendário do ano letivo de 2026. No próximo ano, as aulas na rede estadual terão início no dia 2 de fevereiro. O término está previsto para 18 de dezembro.
De acordo com a resolução publicada na edição de 26 de setembro do Diário Oficial do Estado, o encerramento do primeiro semestre será em 6 de julho. Já as férias do meio do ano dos estudantes estão agendadas para o período entre 7 e 23 de julho. A partir de 24 de julho, os alunos voltam às aulas para o segundo semestre.
Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou nas férias.
Nesses casos, a decisão deve ser discutida pelo conselho escolar e homologada pela direção e diretoria de ensino. Cada unidade de ensino tem autonomia para definir a melhor data de reposição.
Veja a organização da Seduc-SP por bimestre do ano letivo de 2026:
- Início das aulas: 2 de fevereiro
- Fim do 2º bimestre: 6 de julho
- Férias do meio do ano: 7 a 23 de julho
- Retorno às aulas: 24 de julho
- Fim do ano letivo: 18 de dezembro
Matrículas novos estudantes
Alunos que hoje estudam em escolas particulares e em outros estados ou querem retornar às salas de aula devem ficar atentos ao período de matrículas. A partir de 5 de janeiro, os interessados devem procurar uma das 5.000 escolas estaduais ou nas unidades do Poupatempo.
Outra opção é o pré-cadastro online na Secretaria Escolar Digital (SED) https://sed.educacao.sp.gov.br/ em “Inscrição para rede pública” na home. É preciso preencher o formulário com nome completo e e-mail. Na sequência, o sistema dará prosseguimento à pré-inscrição na unidade mais próxima do endereço indicado.
Quem já está na rede paulista em 2025 tem a vaga garantida e renovada automaticamente para o próximo ano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo