• Saúde do homem: 10 doenças urológicas além do câncer de próstata que merecem atenção
  • 3º FEMA Running será em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km
  • Espetáculo que une circo e música, 'Forró da Palhaça Papoula' chega a Assis com apresentações gratuitas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 13:29h • 02 de dezembro de 2024

Anatel intensifica fiscalização em marketplaces com uso de Inteligência Artificial

Valor estimado dos equipamentos de telecomunicações piratas apreendidos ultrapassa 3 milhões de reais

Da Redação com informações da Anatel | Foto: Divulgação

O objetivo da Operação Black Friday é verificar se os produtos vendidos via marketplaces estão sendo comercializados legalmente.
O objetivo da Operação Black Friday é verificar se os produtos vendidos via marketplaces estão sendo comercializados legalmente.

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em colaboração com a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal do Brasil (RFB), conduziu a Operação Black Friday. A ação, planejada com o suporte de inteligência artificial, aconteceu em Betim/MG e Cajamar/SP, abrangendo cinco centros de armazenagem e distribuição da Amazon e do Mercado Livre, duas grandes plataformas de vendas online.

Resultados da operação

A operação resultou na apreensão de aproximadamente 22 mil produtos de telecomunicações, avaliados em mais de R$ 3 milhões. Entre os itens confiscados estão celulares, power banks, carregadores, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks, smartwatches, TV Box, entre outros.

O objetivo principal foi verificar a regularidade dos produtos comercializados nesses marketplaces. Para a Receita Federal, isso significa combater práticas de descaminho, contrabando e evasão fiscal. Já para a Anatel, a prioridade é assegurar que os produtos de telecomunicações atendam aos padrões de qualidade e segurança previstos no programa de certificação e homologação da Agência.

Somente produtos homologados podem ser vendidos no Brasil. Testes de laboratório garantem que eles não apresentem riscos como radiação excessiva, interferência em redes Wi-Fi, possibilidade de choques ou incêndios, além de evitar o uso indevido de dados dos consumidores.

O processo de homologação também exige a existência de um responsável legal no país, seja fabricante ou importador, garantindo suporte técnico e atendimento ao consumidor em casos de defeitos.

Inteligência Artificial no combate às irregularidades

A Anatel desenvolveu o Regulatron, uma ferramenta de inteligência artificial usada para monitorar e analisar anúncios de produtos nos marketplaces. Criado internamente, o Regulatron realiza web scraping, processa dados e identifica irregularidades, direcionando ações de fiscalização.

O sistema passa por constantes atualizações para se adaptar às mudanças nas plataformas de vendas. Ele é gerenciado pelo Escritório de Inovação da Superintendência de Fiscalização da Anatel e tem papel central no combate a práticas irregulares.

Durante a Operação Black Friday, 48 agentes de fiscalização e 12 servidores da Anatel, além de 20 servidores da Receita Federal, participaram das ações. O trabalho também contou com o apoio da Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel e de outros órgãos internos.

Orientações aos consumidores

A Anatel orienta os consumidores a verificarem a presença do código de homologação nos anúncios dos produtos e a garantirem que o fornecedor possui autorização no Brasil. O código pode ser consultado no Portal da Anatel.

Caso adquira um item irregular, o consumidor deve solicitar troca ou devolução ao vendedor. Se necessário, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou registrar denúncia nos canais da Anatel.

Plano de ação de combate à pirataria

A Operação Black Friday integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel, que já retirou do mercado cerca de 8,02 milhões de produtos irregulares desde 2018.

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, destacou que as inspeções nos centros de distribuição dos marketplaces são mais um passo na luta contra a pirataria de produtos de telecomunicações.

O conselheiro Alexandre Freire reforçou o compromisso da Agência com a segurança dos consumidores e o mercado legal, destacando o papel estratégico da inteligência artificial no monitoramento e fiscalização de marketplaces. Ele anunciou que novas ferramentas tecnológicas serão implementadas em operações futuras para aumentar a eficácia das ações e proteger ainda mais o setor e os consumidores.

Produtos não homologados representam sérios riscos à saúde, segurança e redes de telecomunicações, além de prejudicar empresas que operam dentro da legalidade.








Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:43h • 17 de setembro de 2025

Cultura medieval: seis curiosidades que ainda influenciam a sociedade atual

Festas populares, arquitetura gótica, trovadores e até hábitos alimentares revelam como a Idade Média moldou tradições que ecoam até hoje

Descrição da imagem

Saúde • 18:31h • 17 de setembro de 2025

Saúde do homem: 10 doenças urológicas além do câncer de próstata que merecem atenção

Urologista lista condições além do câncer de próstata que afetam a saúde do homem e reforça a importância do diagnóstico precoce

Descrição da imagem

Esporte • 17:48h • 17 de setembro de 2025

Copa Assis de Futsal Infantil movimenta o Gema na noite desta quarta-feira (17)

Competição reúne equipes de diferentes categorias no dia 17 de setembro, com jogos a partir das 19h, em incentivo ao esporte infantil na cidade

Descrição da imagem

Esporte • 17:11h • 17 de setembro de 2025

3º FEMA Running será em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km

Evento integra comemorações dos 40 anos da FEMA e destinará arrecadação da caminhada a ações sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:43h • 17 de setembro de 2025

Fiocruz alerta para contaminação da Amazônia por plásticos

Estudo mostra poluição generalizada e riscos para ribeirinhos

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 17 de setembro de 2025

Palmital realiza exame de Papanicolau em horário estendido nesta quarta-feira

Atendimento será das 18h às 21h na ESF Paraná “Dorival Gaspar”, facilitando o acesso das mulheres ao preventivo

Descrição da imagem

Policial • 15:00h • 17 de setembro de 2025

Nova turma de policiais femininas é formada para atuar na Cabine Lilás

Agentes serão distribuídas na capital e no interior paulista para garantir suporte e acolhimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar

Descrição da imagem

Variedades • 14:51h • 17 de setembro de 2025

Como conciliar trabalho e rotina escolar sem perder a conexão com os filhos

Especialista alerta para os riscos da ausência emocional e sugere ações simples para fortalecer vínculos familiares mesmo com rotinas intensas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?